Opinião

Ratinho, personalidade do ano

Ratinho, personalidade do ano

Personalidade do ano

O governador Ratinho Junior foi eleito a Personalidade do Ano da revista TOPVIEW. Recebeu o Prêmio Personalidades 2023, o evento de entrega aconteceu no Museu Oscar Niemeyer. Segundo a publicação, Ratinho Junior é uma personalidade que estimula o empreendedorismo, a economia criativa e o desenvolvimento sustentável e valoriza a capacidade criativa dos paranaenses por meio de programas, parcerias e investimentos.

 

A comemorar

“Hoje o Paraná tem a melhor educação do Brasil, segundo o Ideb. Somos o Estado mais sustentável do Brasil, reconhecido pelo Ranking de Competitividade entre os Estados. O único com selo diamante em transparência pública, reconhecido pela USP e pelos Tribunais de Contas de todo o País. São reconhecimentos em diversas esferas da gestão. E temos uma geração de emprego que tem batido recorde, além de uma industrialização que tem atraído empresas semanalmente para investir no Paraná”, ressaltou o governador.

 

Conversa com o ministro

Na segunda-feira, dia 12 de junho, o Sistema OCB reunirá, virtualmente, lideranças cooperativistas com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Neste encontro serão abordados os principais pleitos do setor, com foco na manutenção da atual arquitetura do crédito rural e no aumento do volume de recursos para financiamento. O Sistema Ocepar está mobilizando as cooperativas paranaenses para que participem desta conversa com o ministro. “Será uma oportunidade para ouvirmos suas impressões sobre o novo Plano Safra”, reforçou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

 

Lei Vini Junior

O Paraná pode ganhar uma lei específica de combate ao racismo, tornando obrigatória a divulgação de alertas acerca da tipificação criminal do crime de injúria racial durante todos os eventos públicos relevantes. Proposta nesse sentido, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto, já tramita na Assembleia Legislativa. “Os episódios constantes de racismo no esporte nos motivou a apresentar o projeto e que simbolicamente já está sendo chamado de proposta de Lei Vini Junior”, acrescenta Anibelli Neto.

 

Centro de terapia

Será inaugurado na segunda-feira (12) o primeiro Centro de Terapia com Cannabis do Brasil em Curitiba. O centro de acolhimento em terapia canabinoide vai funcionar na Santa Casa de Misericórdia, no Centro. O centro terapêutico foi criado em parceria com a ANNA – Medicina Endcanabinoide. Será o primeiro e mais completo ambulatório de cannabis dentro de uma unidade hospitalar.

 

Destino inclusivo

O deputado Alisson Wandscheer, líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei com potencial de transformar o Paraná no primeiro estado do Brasil com destinos turísticos inclusivos para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

 

Destino inclusivo II

A proposta é uma das contribuições do deputado para o Código do Autismo do Paraná. Segundo o projeto, os estabelecimentos comerciais, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, teatros e áreas turísticas que capacitarem seus colaboradores para atendimento e inclusão deste público serão certificados com o Selo de Destino Inclusivo para Autistas.

 

Combate ao câncer

Caio Bressan, de 17 anos, passou por um tratamento de terapia celular inovador no Brasil no combate ao câncer. O procedimento envolve o uso de células do próprio paciente, modificadas em laboratório, que se tornam capazes de combater tumores. Segundo o Hospital Erasto Gaertner, Caio foi o primeiro paciente pediátrico do país a passar pelo tratamento.