Cotidiano

Usuários reclamam de 'doença do iPhone 6' e processam a Apple

iphone2.jpg

RIO – iPhones ao redor do mundo estão morrendo de um jeito peculiar e até agora a Apple não forneceu uma solução para os usuários, que já começam a tomar medidas legais.

Links apple

É a chamada “Doença do iPhone 6”, com milhares de casos reportados nos EUA em modelos 6 e 6 Plus. A tela para de responder e uma barra cinza aparece no topo do display. O problema some temporariamente se o usuário der a clássica pancada no celular, mas volta. E, eventualmente, mata de vez o touch do telefone. Sem touch, sem celular.

Sites especializados, como o “iFixit”, afirmam desde a última semana que o problema é uma falha de design, resultado da mesma questão notada no lançamento: ambos os modelos entortam. Embora o escândalo do “Bendgate” tenha morrido rápido, a falta de rigidez da caixa externa do telefone seria a culpada ao tirar do lugar um chip crítico ao controle dos sensores da tela.

Usuários já reclamam a meses com a Apple, que não deu solução aos usuários. Três deles decidiram processar a empresa numa ação conjunta. De acordo com uma proposta de ação coletiva nacional apresentada no sábado, a Apple tem conhecimento há muito tempo da existência do problema, mas se recusou a consertá-lo.

Os donos dos iPhones afetados relacionam o problema à decisão da Apple de não usar um “escudo” de metal para proteger as partes relevantes, como havia feito nas versões do iPhone 5.

“Os iPhone não servem para seu propósito de uso como smartphones devido a defeitos nas telas sensíveis aos toque”, segundo a queixa apresentada a um tribunal federal em San Jose, na Califórnia. Os queixosos acusam a Apple de fraude e de violar as leis de proteção ao consumidor da Califórnia. Eles buscam indenização não especificada.

A Apple não respondeu imediatamente nesta segunda-feira a um pedido de comentários da agência de notícias Reuters. A empresa está sendo ainda mais criticada por sua unica reação ao problema ter sido um redesign da caixa de metal do modelo 6s. Na semana que vem, dia 7 de setembro, a empresa anunciará seu modelo do iPhone 7. A empresa lança um modelo diferente por ano.