Cotidiano

Urnas são lacradas

O Fórum Eleitoral de Cascavel, que abriga a 68ª e a 143ª Zonas Eleitorais, deu a largada para as eleições de 7 de outubro. Ontem e hoje a 68ª prepara as 371 urnas eletrônicas, das quais 351 para as seções e 20 de reserva. “Nós inserimos o card, cadastramos todos os candidatos, fazemos testes sonoros, de vídeo e verificamos as teclas. Fazemos tudo para que elas funcionem perfeitamente no dia das eleições”, explica a chefe da 68ª Zona, Eliara Vicari Santana.

Possíveis problemas apontados pelo fórum são falta de energia elétrica e de bateria, e outras questões técnicas. Para que isso não aconteça, as urnas passam por uma espécie de “treinamento”. “Num intervalo de dois, três meses, fazemos elas trabalharam um pouco. São computadores, não podem ficar muito tempo sem uso. A diferença é que agora fazemos um teste operacional maior e todas as funcionalidades são avaliadas para nada dar errado”, explica Eliara.

Após o lacre, as urnas eletrônicas só voltam a ser retiradas das caixas no dia 7 de outubro, dia da eleição.

A 143ª Zona Eleitoral vai preparar seus 380 aparelhos nesta quinta e sexta-feira. Ao todo, são 751 urnas que estarão apostos para receber os mais de 218 mil eleitores na área de abrangência das duas zonas eleitorais de Cascavel.

2ª via de título

Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. O documento não é o único aceito no pleito de outubro e o eleitor pode se apresentar com outros, desde que seja oficial com foto, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte.

Para solicitar a segunda via do título, o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral – não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais. As multas devem ser pagas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pelo cartório eleitoral e podem variar de R$ 1 a R$ 35,14.

Eleitores que estiverem com a situação regular também podem optar pela versão digital do título de eleitor que pode ser obtida gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, disponível para smartphones gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.