Cotidiano

Semana da Árvore começa com recuperação da mata ciliar em Cascavel

Ao longo da semana, várias ações serão realizadas, com meta de plantar cerca de mil mudas em Cascavel

Semana da Árvore começa com recuperação da mata ciliar em Cascavel

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou nessa segunda-feira (16) as atividades da Semana da Árvore 2019 com o plantio de 150 mudas de árvores frutíferas nativas como araçá, pitanga, cereja preta e gabiroba em uma área de 2.300 m², no Jardim Colmeia, no Território Cidadão V, em terreno localizado na Rua Serra do Boi, esquina com a Rua Serra do Mel às margens de um afluente da Sanga Amambay.

De acordo com o secretário Wagner Yonegura, o objetivo do Município é plantar pelo menos mil mudas de árvores durante esta semana. “Estamos fazendo a recomposição desta mata ciliar, que foi degradada durante os dez anos em que o terreno esteve ocupado irregularmente. Precisamos preservar a mata para garantir o abastecimento de água. Estamos passando por um período crítico no abastecimento da população e as árvores garantem  a produção da água. Mas para que tenhamos a proteção da Sanga Amambay, necessitamos da colaboração da população, dos moradores do entorno, para proteger as árvores e garantir o crescimento e o desenvolvimento”, explicou.

As mudas de árvores frutíferas plantadas hoje foram cedidas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), que mantém convênio com o Município de Cascavel. “Iniciamos este trabalho na esperança de ver esta área protegida pela vegetação nativa e, assim, teremos também a recomposição da fauna. Com as árvores produzindo frutos, as aves voltarão, a produção de água aumenta, o meio ambiente segue protegido e fortalecido e toda a população é beneficiada”, explicou o diretor da Sema, José Ferreira.

De acordo com ele a área invadida foi devolvida ao Município por meio de um processo no Ministério Público. “Havia no local um bar, um barracão e o “dono” do estabelecimento tinha um campo de futebol no terreno, o que gerou a degradação. Esta é uma área de preservação permanente, ou seja, obrigatoriamente tem de ter árvores plantadas, e é isso que estamos fazendo, dentro desta programação do dia 21, quando se celebra a árvore”.

A vida do curso hídrico depende da mata ciliar, que já é chamada de mata ciliar justamente porque tem a função dos nossos cílios, de preservar, proteger evitar que sujeiras caiam no rio e que a água seja contaminada. Durante toda a semana várias atividades serão realizadas voltadas ao plantio e conservação, envolvendo também crianças de escolas e Cmeis.

No sábado, dia da árvore, várias entidades estão envolvidas também com o Dia Mundial da Limpeza em Cascavel, junto com o Território Cidadão.

Confira a programação desta semana

Terça-feira – dia 17

9 horas – Escola Quintino Bocaiuva – Rua Getúlio Vargas, 326 – Bairro Cataratas. Adequação da arborização em área externa e interna da escola e também plantio de flores.

Quarta-feira – dia 18

9 horas – A equipe de educação ambiental do  Zoológico receberá escolas com cerca de 70 alunos. Será trabalhada a importância da árvore, como as sementes de dispersam, exemplos de sementes, frutos e árvores, brincadeiras e entrega de lembrancinhas para as crianças. Distribuição de 70 mudas de árvores.

Quinta-feira – dia 19

9 horas – Cmei Profª Marilza Padilha Rocha Arruda  – Bairro Guarujá -Rua dos Trevos, 513.  Adequação da arborização em área externa e interna da escola e também plantio de flores.

9 horas – Recuperação e adequação de nascente e da mata ciliar na área rural – propriedade particular – parceria com a empresa Master Class. Plantio de 80 mudas de árvores.

10 horas – Horta do  Sanga Funda – Recuperação e adequação de nascente.

Sexta-feira – dia 20

9 horas – Escola Romilda Ludwig Wiebbeling – Estrada Rio da Paz, Km 3 – Recreio Paraíso. Adequação da arborização em área externa e interna da escola e também plantio de flores.

Sábado – dia 21 – Dia da Árvore

9 horas – Dia Mundial da Limpeza – Recuperação de nascente – Fonte Santa Maria – Plantio de 100 mudas.

11 horas – Horta do  Sanga Funda – Recuperação e adequação de nascente com plantio de 150 mudas.