Cotidiano

Santa Helena poderá ter o primeiro campus agrícola do Estado do Paraná

O município, que é o 6° maior produtor agropecuário do PR segundo o Deral, poderá sediar o primeiro Campus Agropecuário do IFPR

Santa Helena poderá ter o primeiro campus agrícola do Estado do Paraná

O município de Santa Helena, 6º maior produtor agropecuário do Estado segundo o Deral, poderá sediar o primeiro Campus Agropecuário do Instituto Federal no Paraná.

A exemplo do que já acontece em outros estados como Santa Catarina e São Paulo, que já dispõe de unidades agrícolas do Instituto Federal, o IFPR – Instituto Federal do Paraná, estuda agora a instalação de um grande complexo de formação com cursos no âmbito técnico, tecnológico e de pós-graduação voltados para a produção agropecuária, com vocação industrial e tecnológica em Santa Helena.

O estudo técnico com o levantamento e análise dos dados sociais, econômicos e educacionais de Santa Helena e toda região de abrangência já foi realizado pela comissão conjunta criada por Portaria do IFPR (Portaria 1488 de Dezembro de 2021), e entregue nas mãos do Reitor Odacir Antonio Zanatta, em Curitiba. O IFPR está agora realizando os trâmites internos para então apresentar a proposta ao Ministério da Educação.

Segundo o Prefeito Zado, a instalação deste Campus Agrícola do IFPR significará uma revolução na educação e na formação de nossos jovens: “Com isso iremos impulsionar ainda mais a produção agropecuária e as iniciativas de agroindústria, sejam elas familiares ou em larga escala, beneficiando toda a região. Ter cursos técnicos na área agrícola, com formação na prática e próximo de casa, ainda mais contando com a excelência do IFPR é um sonho de nossa população que estamos trabalhando para concretizar.“ 

A instalação do Campus Agrícola conta também com o apoio do Deputado Federal, Sandro Alex, parlamentar indicado pelo prefeito Zado para defender os interesses do município. De acordo com ele, se trata de uma inovação, não só um centro, mas uma possibilidade de um primeiro Câmpus Agrícola: “Estamos trabalhando com os institutos do Paraná, em inúmeras cidades, e hoje encaminhamentos em duas cidades importantes, São Mateus do Sul e Santa Helena. Quero agradecer ao empenho nesta semente que está sendo germinada junto com o IFPR.”

O Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta parabeniza e enfatiza instalação deste Campus Agrícola do IFPR: “Fizemos questão de tratar dos municípios de São Mateus do Sul, com a prefeita Fernanda e Santa Helena com o prefeito Zado. São pessoas que tem essa visão de expandir e fortalecer a região por intermédio da educação.”

A proposta de instalação avança a cada dia, fruto de reuniões como a da semana passada em Curitiba com o prefeito Zado, assessora de Governo Vera Schimidt e a integrante da Comissão de Estudo e Viabilidade, Edna Lara Wielenz.

Ontem (08), o assunto voltou à pauta, em um encontro em Brasília, entre o Deputado Federal Sandro Alex e o Reitor Zanatta.

Fonte: Assessoria