Cotidiano

Republicanos levantam especulações sobre saúde de Hillary Clinton

WASHINGTON — Enquanto avança a corrida presidencial americana, republicanos vêm especulando sobre o estado de saúde da sua rival democrata, Hillary Clinton. No último mês, muitos começaram a reproduzir rumores de que a ex-secretária de Estado poderia nunca ter se recuperado totalmente no coágulo de sangue que ela teve em 2012. Os seus médicos, no entanto, garantem que a candidata está em perfeito estado físico.

Na segunda-feira, o candidato republicano, Donald Trump, alimentou as especulações sobre a saúde de Hillary com — mais uma vez — uma declaração polêmica. Em um discurso para definir seus planos para a política externa dos EUA, caso seja eleito, o magnata afirmou que Hillary “não tem a resistência física e mental para combater o Estado Islâmico (EI)” e os adversários do governo americano.

No início do mês, no entanto, uma página da internet administrada por um conservador republicano jogou na rede as primeiras dúvidas sobre a saúde de Hillary. O site diz que a candidata teve “convulsões” enquanto respondia a uma entrevista recente. A repórter da agência Associated Press que conversou com a democrata, no entanto, rechaçou os rumores.

Poucos dias mais tarde, um blogueiro conservador publicou uma foto em que Hillary recebe ajuda de seus assessores para subir uma escada, após ter tropeçado nos degraus. A fotografia, porém, havia sido tirada em fevereiro — e, a esta altura, já estava claro que a campanha da democrata havia prosseguido após este episódio sem maiores incidentes.

A discussão acabou ganhando repercussão na imprensa americana, incluindo na rede “Fox News”. Em um dos seus programas, o apresentador Sean Hannity também declarou que Hillary sofre de convulsões. Diversos outros veículos, no entanto, desmereceram as especulações — e criticaram os meios que reproduziram as suspeitas nas últimas semanas.

Nas redes sociais, muitos também começaram a questionar as condições físicas de Hillary para ser presidente. Neste mês, a hashtag #HillaryHealth ( “Saúde de Hillary”, em português) foi utilizada por muitos internautas.

Os médicos de Hillary também afirmam que a democrata não tem limitações físicas para concorrer à chefia da Casa Branca. No ano passado, sua médica pessoal, Lisa Bardack, escreveu em uma carta, acompanhada de exames de Hillary, que ela “está em excelente condição de saúde e em forma para servir como presidente dos EUA.