Política

Prefeitura de Foz retoma Orçamento Participativo

Durante as reuniões, os iguaçuenses poderão escolher, de forma democrática, quais ações prioritárias para os bairros dentro do orçamento disponibilizado pelo Município para 2022

Prefeitura de Foz retoma Orçamento Participativo

Foz do Iguaçu – Atendendo aos pedidos da população, a Prefeitura de Foz do Iguaçu retomará o Orçamento Participativo em setembro. Serão cinco encontros com os moradores de todas as regiões da cidade até o início de outubro.

Durante as reuniões, os iguaçuenses poderão escolher, de forma democrática, quais ações prioritárias para os bairros dentro do orçamento disponibilizado pelo Município para 2022.

A primeira edição está programada para o dia 21 de setembro na região sul da cidade, seguindo nos dias 23, na região leste, 27, na região norte, 29, na região nordeste e no dia 4 de outubro, na região oeste.

Suspenso em 2020 por conta da pandemia da covid-19, as edições serão retomadas seguindo todos os protocolos de segurança. “Seguiremos os decretos de prevenção e enfrentamento à covid-19 em vigência no Município, utilizando apenas 50% da capacidade dos espaços”, informou Kelyn Trento, secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, responsável pela organização do Orçamento Participativo. Todos os moradores deverão utilizar máscara e álcool em gel será disponibilizado aos participantes.

“Com o avanço da vacinação no Município e a redução do número de casos de covid-19, o prefeito Chico Brasileiro e o vice-prefeito Francisco Sampaio decidiram antecipar o cronograma, atendendo a uma demanda dos moradores”, explicou a secretária. Os locais estão sendo definidos pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.

 

O que é

A primeira edição do Orçamento Participativo aconteceu em maio de 2019, na região do Porto Meira, e contou com a participação de 250 moradores. As edições seguiram nas demais regiões da cidade, com ampla participação popular, chegando a 600 pessoas na última edição, em agosto de 2019, na região de Três Lagoas.

As áreas de educação, saúde, meio ambiente, esporte e pavimentação foram as que apresentaram maior demanda nas obras escolhidas pelos moradores. As obras civis e de pavimentação da própria prefeitura representam R$ 90 milhões em investimentos.

Na lista de obras estão a reforma e a construção de unidades de saúde, escolas, creches, quadras, unidades de recicláveis, praças, campos de futebol, playgrounds, academias infantil e de terceira idade.

De acordo com o prefeito, a proposta é criar e manter uma cultura participativa, onde o morador tenha voz. “Estamos criando uma cultura participativa, para que independentemente de quem for o governante, ela se mantenha como uma ferramenta de gestão”.