Cascavel – O prazo para o DITR (Declaração do Imposto Territorial Rural) 2021 já está definido: 16 de agosto a 30 de setembro. O pagamento do imposto é obrigatório para produtores rurais pessoa física e jurídica, titulares do domínio ou possuidoras de qualquer título do imóvel rural. O Sindicato Rural de Cascavel presta esse serviço.

O contribuinte deve elaborar a declaração no computador, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal http://www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela internet. “Ou, de um jeito muito mais fácil, pode vir até o Sindicato Rural de Cascavel que nós fazemos tudo isso”, comentou Paulo Orso, presidente do sindicato.

O valor do imposto pode ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. O imposto de valor inferior a R$ 100 deve ser pago em quota única. A quota única ou a primeira quota deve ser paga até 30 de setembro de 2021, último dia do prazo para a apresentação da DITR. Quem não declarar o imposto na data prevista pagará multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

Em 2020, foram entregues 5,8 milhões de declarações de ITR. Para este ano, a expectativa é de que 5,9 milhões de documentos sejam recebidos pela Receita Federal.