Pelo segundo ano consecutivo, o Parque das Aves recebeu o prêmio Traveller’s Choice, do TripAdvisor, um dos mais conhecidos sites de viagens do mundo. A premiação vem do reconhecimento dos próprios visitantes do atrativo, a partir de avaliações feitas no site do TripAdvisor.
“Ficamos honrados em receber novamente o prêmio Traveller’s Choice, ou em tradução livre, “escolha do viajante”, do TripAdvisor! Ele vem coroar nossos esforços para receber nossos visitantes sempre da melhor maneira possível, ainda mais em tempos de pandemia”, comenta Luciana Leite, diretora de Engajamento e Sustentabilidade.
A certificação do TripAdvisor é importante porque o reconhecimento parte dos próprios turistas, que vão ao site de forma espontânea e fazem a avaliação e indicação do atrativo. Segundo o TripAdvisor, eles são o maior site de viagens do mundo, com mais de 934 milhões de avaliações e opiniões sobre quase 8 milhões de acomodações, restaurantes e atrações.
Hoje o Parque das Aves conta com mais de 27 mil avaliações no TripAdvisor, sendo que quase 26 mil são excelentes ou muito boas.

O visitante como protagonista do trabalho do Parque das Aves
Fundado em 1994, o Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação de aves da Mata Atlântica. Hoje, cerca de 1500 animais vivem no Parque, sendo mais de 50% deles resgatados de tráfico e maus tratos. E, como uma instituição privada, o trabalho realizado pelo atrativo só é possível graças aos visitantes.
“Visitando o Parque das Aves, as pessoas colaboram diretamente para que espécies ameaçadas tenham chance de continuar existindo no planeta. São os recursos provenientes de nossa bilheteria, loja e restaurante que possibilitam o nosso trabalho de acolhimento de fauna, educação e conservação ambiental. Receber um certificado enaltecendo o nosso trabalho nos faz ver que estamos no caminho certo”, ressalta Luciana.

Mudanças no Parque das Aves
O atrativo passou por uma grande reforma durante os meses em que esteve fechado, para criar um ambiente ainda mais atrativo e seguro para os visitantes.

“A área do Restaurante Sabores da Floresta foi totalmente modificada para que as pessoas pudessem aproveitar suas refeições cercados por muita natureza, em um ambiente aberto. Além disso, o Viveiro das Araras foi revitalizado, e o Viveiro Cecropia, um dos maiores viveiros de aves do mundo, foi inaugurado”, comenta Luciana.

Além de entrar em cinco viveiros de imersão, onde é possível ficar bem pertinho de várias espécies de aves, o visitante ainda pode alimentar periquitos resgatados de tráfico de animais no Viveiro Cecropia, ou assistir a alimentação das araras, no Viveiro das Araras.

“A experiência de alimentação de periquitos acontece de terça a domingo, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, no Viveiro Cecropia. O ingresso dessa experiência custa apenas R$ 10 por pessoa e pode ser adquirido na nossa bilheteria ou direto no próprio viveiro. Já a alimentação das araras pode ser acompanhada às 10h30, 14h e 15h30 no Viveiro das Araras. Ambas as experiências são imperdíveis”, reforça Luciana.

Ao longo da trilha, o visitante tem contato com várias espécies de aves da Mata Atlântica, e pode aprender mais sobre o trabalho que o Parque das Aves realiza para resgatar, abrigar e conservar espécies desse bioma. Várias placas, espalhadas ao longo do trajeto, falam sobre o nosso trabalho, e educadores ambientais altamente capacitados estão à disposição para tirar as dúvidas dos visitantes ao longo de toda a trilha.