Cotidiano

Parlamento autoriza Itália a aumentar dívida pública para ajudar bancos

ROMA – O governo italiano recebeu o apoio das duas câmaras do Parlamento para aumentar a dívida do país em até ? 20 bilhões no momento em que o país se prepara para o provável resgate do banco Monte dei Paschi di Siena e de outras instituições financeiras em problemas

As duas casas legislativas votaram a favor de permitir o governo do primeiro-ministro Paolo Gentiloni a destinar financiamento adicional no próximo ano. O Monte dei Paschi poderai ser um dos primeiros beneficiários das ajudas estatais adicionais, já que seus esforços para captar ? 5 bilhões de fundos gestores e investidores não avançaram.

As dificuldades dos bancos da Itália, que afetam a economia já debilitada, são a primeira prova para Gentiloni, ex-ministro de Relações Exteriores, que substituiu Matteo Renzi no cargo de primeiro-ministro após sua renúncia devido ao resultado negativo do referendo constitucional no início deste mês.

? Se os europeus por alguma razão decidiram se opor à maneira com que a Itália decidir seguir com o resgate bancário, se assim for exigido, acabaríamos com um voto de confiança ao governo, e então, na essência, haveria novas eleições ? afirmou Michael Metcalfe, diretor global de estatégia macro da State Street Global Markerts.

As ações do Monte dei Paschi caíram a um nível mínimo recorde, até 17%, a ? 15,47, devido ao temor do fracasso do levantamento de capital. É o valor mais alto para o papel desde que a empresa abriu seu capital em 1999, antes de serem suspensas.

?Ao definir os possíveis critérios de intervenção, o governo reafirma seu compromisso com a máxima garantia dos poupadores minoritários, levando em conta as margens? estabelecidas em regras europeias sobre a ajuda estatal e a direção bancária, afirmou o ministro das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan no Parlamento nesta quarta-feira. O impacto nos poupadores ?será minimizado ou tornado inexistente?, acrescentou.

Outros bancos italianos que podem receber ajuda são Veneto Banca, Banca Popolare di Vicenza, Banca Carige, segundo fonte próxima ao assunto.