Cotidiano

Paraná ganha quatro cursos de especialização em cerveja

O Paraná é o quarto estado brasileiro em número de cervejarias artesanais, de acordo com dados da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Mais do que isso: a região é onde e setor está mais presente na vida da população, com opções em praticamente todos os bares, restaurantes e empórios. Para profissionalizar quem atua no segmento e ampliar ainda mais a presença da bebida artesanal, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está com inscrições abertas para quatro diferentes cursos no estado. Eles acontecem nas cidades de Guarupava, Maringá e Curitiba e todas as informações estão no site www.cervejaemalte.com.br.

A ESCM é a única instituição de ensino superior especializada na bebida na América Latina. Em 2018, iniciou na sede, em Blumenau (SC), o primeiro curso de graduação em Engenharia de Produção Cervejeira fora da Alemanha. Mais de 6 mil alunos já se formaram na escola, que atua também com uma unidade no Uruguai.

Em Guarapuava, acontece o curso de formação em Sommelier de Cervejas em parceria com a Doemens Academy. Na cidade de Maringá é possível participar do curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia Cervejeira. Já os interessados de Curitiba têm duas oportunidades de pós-graduações da ESCM em parceria com a Unisociesc: uma em Sommelieria, curso inédito que abrange diversas áreas da gastronomia, e outro em Tecnologia Cervejeira, que aponta caminhos para melhoria da produtividade no setor.

De acordo com Carlo Bressiani, diretor da Escola, a disponibilização de formações no Paraná é um passo importante para a instituição. “As marcas paranaenses têm um papel fundamental neste mercado. Foram pioneiras, seguem inovadoras e conquistam o público através de produtos de qualidade. Já atendemos centenas de alunos do estado na sede, em Blumenau (SC), e queremos agora somar neste contexto facilitando o acesso para a profissionalização”, finaliza.

Sobre a Escola Superior de Cerveja e Malte
Com mais de 4,5 mil alunos formados em três anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja é Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 8 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.