Foz do Iguaçu – Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical avança e acende o alerta para temporais no Sul do País, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A chuva deve ser significativa no Paraná e em Santa Catarina com ventos de 60 a 80km/h, raios e possível queda de granizo.

O alerta de tempestade é válido até as 23h59 desta terça-feira (14), podendo ser atualizado ou renovado a qualquer momento. O risco de tempestades é maior entre o oeste, o sudoeste e o sul paranaense.

Em Foz do Iguaçu, a chuva deve aparecer hoje e continuar nesta quarta com clima mais ameno e temperaturas entre 15ºC e 27ºC. Na terça-feira, são esperados 19,5mm de chuva e, amanhã, a probabilidade de ocorrência de precipitação é de 79%, podendo chover 3,5mm, segundo o Simepar.

Em Toledo, também deve chover de hoje até quinta-feira (16), quando a mínima será de 17ºC e a máxima de 28ºC.

Em Cascavel, serão registradas chuvas de hoje até sexta-feira e as temperaturas oscilam entre 15ºC e 32ºC até sábado (18), quando o tempo volta a se abrir.

Há potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, danos em construções e queda de galhos e árvores, que podem levar à interrupção da distribuição de energia elétrica em toda a Região Sul do País.

Em caso de riscos, acione a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

FOTO: CELSO DIAS