Cotidiano

Negociação de ações do Monte dei Paschi é suspensa após queda de mais de 10%

250370218_5.jpg

MILÃO – A negociação das ações do banco Monte dei Paschi di Siena foi suspensa na tarde desta segunda-feira à tarde após os papéis recuarem 10,42%, a ? 18,75, na Bolsa de Milão, no primeiro dia de sua ampliação de capital ? operação crucial para este banco que passa por um momento de grandes dificuldades. A instituição deseja captar com este levantamento de capital até ? 5 bilhões.

monte_1912

O banco é um dos pontos fracos do sistema bancário italiano, cuja fragilidade preocupa a Europa. Um eventual fracasso desta recapitalização poderia abrir caminho para um resgate financeiro público.

O Monte dei Paschi registrou os piores resultados nos testes de resistência publicado no fim de julho pela Autoridade Bancária Europeia. As provas medem a capacidade de um banco suportar choques econômicos conjunturais.

Para lidar com a situação, o BMPS, cujas ações perderam 80% desde o início de 2016, pôs em execução um plano de resgate integral com a venda de ? 27,6 milhõrd em empréstimos podres e esta ampliação de capital.

A primeira parte do plano, uma operação de conversão voluntária de títulos, já recolheu mais de ? 1 bilhão.

O BMPS, fundado em 1472, também se vê afetado pela instabilidade política gerada com a renúncia do ex-primeiro-ministro Matteo Renzi, após a vitória do ?não? no referendo constitucional de 4 de dezembro.