Cotidiano

Município desiste de retirar as capivaras do Lago Municipal

Devido a questões burocráticas houve a decisão de mantê-los no local

Cascavel – Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon, o Município não deve mais realizar o remanejamento de capivaras do Lago Municipal, como tanto já foi anunciado ao longo dos últimos anos.

Segundo Marcon, o Município tinha a expectativa de retirar seis das sete famílias de capivaras que hoje estão integradas ao cenário do cartão-postal da cidade e levá-las para Nova Laranjeiras, no entanto, devido a questões burocráticas e à falta de respostas por parte do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), órgão que pode autorizar a transferência dos animais, houve a decisão de mantê-los no Lago Municipal.

“De 2009 a 2012, quando também respondia por esta pasta, diversas peregrinações foram feitas na tentativa de remanejá-las. A informação é que somente autorizariam a transferência depois de identificarmos todas as doenças que elas tinham e então contratamos profissionais da USP [Universidade de São Paulo] para fazer algumas análises, mas até hoje esperamos pelas respostas. Fomos aconselhados a entrar com uma liminar, mas se entendeu que criaríamos uma polêmica desnecessária”, relata Marcon.

Ainda segundo o Município, nunca houve remanejamento de capivaras desde o aparecimento delas, em 1996, e o número de animais chegou a mais de 300, no entanto, segundo o último levantamento, realizado em março, o número que se chegou foi de 138 capivaras. Porém, estima-se que possa atingir até 200 animais.

(Com informações de Marcelo Machado)