Cotidiano

Mês mais chuvoso poderá bater recorde em prejuízos

Conta da instabilidade deverá ultrapassar fácil a dezenas de milhões de reais

Cascavel – O mês de julho de 2015 entrará para os anais como um dos mais chuvosos da história do Paraná. Em muitas regiões, o índice pluviométrico registrado nas últimas duas semanas chega a ser quatro vezes maior que a média histórica. Mas não é só isso.

A pressão sobre os sistemas de escoamento, com consequentes alagamentos em cidades e perdas na agricultura, vem acompanhada, em alguns pontos do Estado, de precipitações de granizo a tornado, como o que foi confirmado, na segunda-feira (13), em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná.

A prioridade é dar socorro às vítimas e, na medida do possível, restabelecer a normalidade nas cidades afetadas. No entanto, esse período especialmente chuvoso e com lapsos de fúria da natureza, também pegará pesado no bolso dos paranaenses.

Julho de 2015 poderá entrar para a estatística como um dos meses com o maior volume de prejuízos financeiros da história do Estado provocados por fenômenos naturais. A conta deverá ultrapassar, considerando estragos em milhares de moradias, em estruturas públicas e de infraestrutura, e em lavouras, a casa das dezenas de milhões de reais.

(Com informações de Jean Paterno)