Política

Kaefer busca recursos para construção de Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência

Guaíra – O deputado federal Alfredo Kaefer se reuniu com diretores da associação Agape-Viva e com o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, para apresentação do projeto de um centro de reabilitação regional.

Idealizado pela Agape-Viva, com apoio do Poder Executivo municipal, esse projeto nasceu pela necessidade do atendimento médico especializado para reabilitar o indivíduo portador de alguma deficiência física, oportunizando uma maior independência e autonomia.

O deputado sempre defendeu que as pessoas com deficiência precisam de oportunidades de trabalho e inclusão social. Ele se comprometeu a ir em busca de recursos para a viabilização do centro. "Desde o meu primeiro mandato como deputado federal busquei lá em Brasília os recursos necessários para investimentos em entidades que cuidam de pessoas com deficiências. O deficiente deve ter oportunidade e não precisa de compaixão, mas do apoio do governo”, disse.

Para Kaefer, o governo federal tem que reconhecer a importância dessas associações e outras, como as Apaes, por exemplo, que são uma garantia de defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “As escolas inclusivas resolvem as questões de muitas pessoas com deficiência. No entanto, os alunos com comprometimentos mais severos não se adaptam nas escolas regulares. Já as escolas especializadas prestam atendimento integral, com o objetivo de garantir a aprendizagem dessas pessoas dentro das limitações de cada um”, defende Kaefer.

Este será o primeiro centro de reabilitação da região oeste do Paraná, colocando Guaíra como referência no atendimento de pessoas com deficiência.