Política

Informe da redação: ISSQN, fronteira fechada e os investimentos

ISS de cartões e leasings

O Senado aprovou esta semana o projeto que regulamenta a mudança no recolhimento do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para permitir que os impostos decorrentes do uso de cartões de débito e crédito, fundos, leasing, planos de saúde e consórcios sejam recolhidos aos cofres dos municípios onde ocorrem as vendas e as prestações de serviço. Na prática, isso representa uma redistribuição anual de R$ 6 bilhões. Para se ter uma ideia, somando apenas Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, seriam mais de R$ 23 milhões por ano. O projeto depende agora da sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Fronteira fechada

O governo federal prorrogou por mais 30 dias as restrições para entrada de estrangeiros no País. De acordo a portaria, com algumas exceções, fica restrita a entrada no Brasil de estrangeiros de qualquer nacionalidade por rodovias, outros meios terrestres ou por transporte aquaviário, por causa dos riscos de contaminação e disseminação da covid-19. Os voos internacionais também sofrem restrições, mas mais pontuais.

Investimentos

Em Foz do Iguaçu, na última quinta, o presidente Jair Bolsonaro destacou o potencial turístico da região e os grandes investimentos da Itaipu Binacional em infraestrutura no oeste do Paraná. “A gestão da Itaipu tem sido bem administrada e estão sobrando recursos para investir em obras neste canto maravilhoso do Estado e do País, onde estão as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores belezas naturais do mundo”.

Liberdade econômica

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou a criação da lei de Liberdade Econômica no Paraná, a qual prevê mais flexibilidade para as empresas iniciarem as atividades. “A lei leva o nome de dois grandes idealistas servidores da Casa Civil, o Phelipe Mansur e o João Ricardo Schneider, a nossa singela homenagem a eles e aos seus familiares”. Ambos faleceram em um acidente de carro na BR-277 no dia 1º de junho.

Coach eleitoral

O ex-senador Roberto Requião (MDB) virou uma espécie de coach do PT nas eleições de 2020. Além de dar pitacos na eleição curitibana, Requião também está sendo chamado a opinar nas disputas da esquerda em outras capitais brasileiras.

Revalida 2020

O governo federal divulgou o edital que trata do processo de revalidação de diplomas de graduação de medicina no exterior – o Mais Revalida 2020. No Paraná, 419 profissionais que atuam com o registro único poderão ter validação de seus diplomas e inscrição do CRM.

Correção: Inversão dos diamantes

Na edição dessa sexta (28), o Jornal O Paraná listou a população dos 50 municípios do oeste em duas comparações: anual, desde 2014, e outra com os dois últimos censos (2010 e 2000), as duas tabelas estão disponíveis para consulta em nosso site (acesse pelo QR code). Precisamos fazer uma correção: na tabela com os dados dos censos, a população informada de Diamante do Sul e Diamante d’Oeste está invertida. Assim, fica o dado correto: Diamante do Sul tem 3.424 habitantes, 2,45% a menos que há dez anos; e Diamante d’Oeste tem 5.266, 4,75% a mais que em 2010.