Informe da redação do dia 15 de dezembro de 2018

Votação suspensa

Unimed

Fernando Hallberg, Pedro Sampaio e Sebastião Madril foram ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) pedir que investigue o prefeito Leonaldo Paranhos por improbidade administrativa, por ter prometido uma coisa e feito outra. E querem que seja impedida a votação do projeto na segunda-feira.

Ratinho anuncia deputado para Justiça

O governador eleito Ratinho Junior anunciou o novo secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho. O deputado estadual Ney Leprevost será o titular da pasta criada dentro do novo conceito de gestão que começa a ser implementado a partir de janeiro. A nova secretaria incorpora políticas públicas que têm sintonia e estão conectadas por demandas que tenham relação. “Eliminamos burocracia, reduzimos tempo e damos agilidade no atendimento ao cidadão. Vamos ter políticas públicas claras e presentes no tempo e no espaço que a sociedade precisa”, explicou Ratinho.

Câmara Federal

Ney Leprevost se elegeu deputado federal pelo PSD nas eleições de outubro. Sua licença do mandato abre espaço para que o cascavelense Evandro Roman assuma a vaga na Câmara dos Deputados ano que vem.

Estradas rurais

A governadora Cida Borghetti preside na segunda-feira (17) a solenidade em que mais de 200 municípios receberão recursos para compra de máquinas, equipamentos e veículos destinados a trabalhos de adequação e melhoria de estradas rurais. Os recursos são do Ministério da Agricultura e da Secretaria da Agricultura do Paraná. A solenidade será no Palácio Iguaçu, com início às 9h.

José Richa

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entrega no dia 19 (quarta-feira) o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia José Richa. A cerimônia será às 14h no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Serão distribuídos mais de R$ 200 mil em prêmios para nove vencedores nas categorias pesquisador, pesquisador extensionista, inventor independente, estudante de graduação e jornalista nas áreas do conhecimento Engenharias e Ciências Biológicas. No total, foram recebidas e efetivadas 71 inscrições.

O prêmio

O prêmio foi instituído em 1986 pelo governador José Richa como reconhecimento e estímulo a pesquisadores e inventores do Estado do Paraná, e é promovido anualmente pela Secretaria.

Reajuste do IPTU

Em Cascavel, a polêmica é o reajuste do IPTU e do Lixo para ano que vem. E olha que nem houve “tarifaço” neste ano. O índice usado é de 4,56%, mas suficiente para gerar discórdia. Isso porque a administração disse que só aplicaria a inflação. Mas vereadores dizem que o IPCA não chega a esse percentual e que a diferença, cerca de um ponto percentual, é considerado aumento real.

Aproveitar o que o sudoeste tem de bom

A diretoria que irá comandar a Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) ano que vem foi eleita por aclamação pelos prefeitos. Eleito presidente, o prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, irá substituir Moacir Fiamoncini (prefeito de Santa Izabel do Oeste). Mauro disse que pretende dar continuidade ao trabalho de pautas prioritárias da Amsop, como as discussões em torno da saúde pública regional, da modernização das rodovias e do Aeroporto Regional. “Muito se avançou nos últimos anos, encabeçado, articulado ou com participação da Amsop. Queremos continuar esse trabalho aproveitando o que o sudoeste tem de bom. Somos uma região muito organizada politicamente e vamos reforçar isso num trabalho em conjunto com outras instituições e também com os representantes eleitos”.

brde2

Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação