Política

Informe da redação do dia 14 de setembro de 2018

Lindeiros discutem propostas

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu está organizando um cronograma de encontros com os três principais candidatos ao governo do Estado do Paraná, Ratinho Junior, João Arruda e Cida Borghetti. A agenda começa segunda-feira (17), com Ratinho Junior (PSD), às 10h, em Mercedes. O objetivo é ouvir a proposta dos candidatos e apresentar a demanda da região lindeira. As reuniões contarão com a presença de prefeitos, vereadores, membros de associações comerciais e da população interessada em participar.

Carta

Conforme a presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, “o objetivo é conhecer os planos de governo dos candidatos a governador para a região lindeira e o Paraná, além de poder apresentar as demandas dos municípios que margeiam o Lago de Itaipu”. O evento contará com apresentação das propostas dos candidatos e entrega de uma carta de reivindicações da região.

Agenda

Na pauta para os próximos encontros estão os candidatos João Arruda, dia 24 de setembro, e Cida Borghetti, que ainda não tem data confirmada. Conforme Cleci Loffi, caso outros candidatos tiverem interesse em marcar reuniões, o Conselho dos Lindeiros também os receberá, com os mesmos objetivos.

Sabatina

Já nos dias 17, 18 e 19 de setembro é a OAB Paraná quem promove sabatinas com os candidatos ao governo do Estado. Os dez candidatos que disputam o cargo foram convidados e durante uma hora responderão a perguntas formuladas pela advocacia paranaense sobre suas propostas de gestão. Será na sede em Curitiba.

Dinheiro tem…

O advogado Ogier Buchi, candidato a governador pelo PSL, afirma que o Estado tem recursos para descongelar os salários dos servidores e ampliar investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança. "Vai ter dinheiro, é só não roubar. E não é pouco que foi roubado. Roubaram os sonhos das crianças tinham. De 1% a 3% dos contratos. É óbvio que assim não sobra dinheiro para atender ao servidor. Vou desinchar o Estado. E não é com cargo comissionado. É combater rigorosamente o dinheiro que vaza por vários pontos. Dinheiro tem, a questão é gestão, seriedade”.

Porte de arma

Do mesmo partido do polêmico Jair Bolsonaro, Ogier reiterou que todo cidadão tem direito de se proteger, mas o porte de arma não deve ser imposto pelo Estado: "O que eu disse é para o cidadão qualificado. É óbvio que eu concordo que o Estado falha, como falha na saúde, educação e outras obrigações constitucionais. Eu não concordo que o estado fique permanentemente tutelando a cidadania. Quando falo que quero o armamento para a população, de forma nenhuma apresento um argumento ultrapassado. Efetivamente, o Estado é incompetente para nos assegurar a segurança".

Audiência pública

Dia 26 a Câmara de Vereadores de Palotina sedia audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento de metas fiscais referente ao segundo quadrimestre de 2018, que compreende o período de maio a agosto. Representantes das áreas de finanças da prefeitura e da Câmara apresentarão a movimentação financeira do período. A audiência começa às 14h.

Prefeito Inovador

Priorizar investimentos em tecnologia na educação por meio de iniciativas como a robótica nas escolas rendeu ao prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, em 18 meses de administração, o título de “Prefeito Inovador 2018”, e à Fundetec o prêmio “Projeto Inovador 2018” pelo lançamento do DISS (Dispositivo Inteligente de Segurança e Serviço). O reconhecimento veio publicamente nessa quinta-feira (13), durante o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais.