Política

Informe da redação do dia 09 de novembro de 2018

Caixa preta do BNDES

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) continua “causando” em suas redes sociais. Ontem, na sua conta oficial no Twitter, declarou “o compromisso” de “abrir a caixa preta do BNDES”. Ele Bolsonaro prometeu levantar na mesma semana da posse o sigilo de operações de empréstimo do BNDES. Durante a campanha, o ex-capitão fez críticas ao uso do banco para financiar obras em países como Cuba e Venezuela. Só que, de abrir a tornar público o conteúdo, tem uma grande diferença.

O preferido

Em fim de mandato, o deputado federal João Arruda deve ser o nome do MDB para assumir a presidência estadual do partido a partir de fevereiro de 2019. O deputado estadual Anibelli Neto, reeleito pelo MDB, é um dos defensores da tese, já que Arruda “sacrificou” uma reeleição (talvez) certa para disputar o governo do Paraná. As informações são de Fernando Tupan, no Bem Paraná.

Tamanho de Foz I

Os vereadores aprovaram ontem o mapa territorial de Foz do Iguaçu delimitando as áreas urbanas e rurais, áreas de expansão e de restrição. A matéria segue para sanção do chefe do Executivo. O território do Município está dividido em: área urbana, rural, área do Parque Nacional do Iguaçu, área da Ilha do Icaray e área da Ilha das Taquaras.

Tamanho de Foz II

O projeto do Executivo consolida alterações legais no mapa territorial do Município para fins de delimitação dessas áreas. Assim, a área urbana aumentou de 195,156 km² para 197,239 km² e a área rural diminuiu de 134,127 km² para 132,044 km². As demais áreas ficaram iguais.

Agora ao vivo

Lembrado diversas vezes pelo então candidato Ratinho Jr durante a campanha, o projeto de transmissão ao vivo das licitações adotado pelo prefeito Leonaldo Paranhos em Cascavel começa a fazer escola. A partir da próxima semana a Prefeitura de Marechal Rondon passará a transmitir ao vivo pela internet as sessões promovidas pela Comissão de Licitações.

Chave de ouro

Membro cativo de dezenas de comissões importantes na Câmara em seus três mandatos, o deputado federal Alfredo Kaefer (PP) fecha esta legislatura com chave de ouro. É dele o relatório que transformou em realidade um dos marcos da indústria automobilística: o Rota 2030.

Árvore frutífera

Em um discurso empolgado, o prefeito Leonaldo Paranhos disse que o deputado Adelino Ribeiro é uma “árvore frutífera que foi derrubada no vendaval” das últimas eleições. Durante solenidade da UPS Oeste, a terceira de Cascavel, Paranhos disse que “vai replantar” a árvore porque Adelino “dá bons frutos”. Adelino é um dos “pais” da Unidade Paraná Seguro e não garantiu a reeleição em outubro.

Observatório Social elege nova Diretoria

Foi realizada nessa quinta-feira (8) a eleição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal do Observatório Social de Marechal Cândido Rondon para 2019. A entidade será presidida pela professora acadêmica e mestre em contabilidade Vanessa Seefeld (foto). “Após tantos pedidos por renovação política, espero que possamos nos renovar também e nos comprometer voluntariamente nesta sociedade melhor que almejamos”, declarou Vanessa, acrescentando: “Não basta indignar-se e criticar, é necessário participar ativamente do que é de nosso interesse, assumir um compromisso, pois a mudança requer esforços!”