Curitiba – O governo do Paraná quer atrair mais investimentos produtivos para os municípios para incrementar a oferta de emprego e renda localmente, segundo afirmou o vice-governador Darci Piana ao participar, nessa quinta-feira (22) do Fórum Invest. O evento foi on-line e apresentou a prefeitos e secretários municipais as ações da Invest Paraná, agência estadual responsável pela prospecção de novos negócios e atração de empresas.

O objetivo é atrair novos recursos privados por meio da parceria do Estado com os municípios. “Queremos descentralizar os investimentos e facilitar a instalação de empresas em todas as regiões do Paraná”, afirmou Piana.

Durante a reunião, os técnicos da Invest Paraná destacaram alterações no programa de incentivos fiscais para garantir maior competitividade a empresas paranaenses. Entre as modificações, prorrogação do prazo para que empresas que atuam exclusivamente no e-commerce possam pleitear o benefício de crédito presumido e o tratamento tributário diferenciado para as empresas que operem pelos portos e aeroportos paranaenses – crédito presumido nas operações de saídas dos produtos.

O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin explicou que um calendário de reuniões mensais com os prefeitos será criado para facilitar e antecipar a troca de informações. “A pandemia nos trouxe a preocupação de antecipar as informações. É preciso entender as regiões, ser ágil e transparente com os empresários e viabilizar os investimentos”, disse.

Balanço

Segundo o balanço da Invest Paraná, há em análise 131 protocolos para enquadramento de empreendimentos no programa de incentivo do governo, com investimentos somados de R$ 16,3 bilhões e potencial de geração de 42 mil empregos.