Cotidiano

Gilmar Mendes afirma que será difícil Dilma reverter impeachment no STF

201608292032239649.jpgSÃO PAULO – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou na noite desta segunda-feira que será muito difícil que a presidente afastada Dilma Rousseff reverta no STF um possível impeachment chancelado pelo Senado Federal. Gilmar disse ainda que a presença da petista no comando de sua própria defesa em sessão no Congresso afasta a tese de golpe, defendida pelo PT e pela própria presidente. Gilmar participou de uma aula aberta do Instituto de Direito Público, em São Paulo.

? É difícil que o Supremo venha a fazer considerações sobre o mérito da decisão do Senado. Essa é jurisprudência do Tribunal. O Tribunal pode mudar, pode ter outro entendimento. O Tribunal tem feito considerações sobre o procedimento, mas nunca tem feito considerações pelo próprio mérito. Até porque é uma decisão presidida pelo presidente do Supremo. De certa forma, impugnado seria o próprio ato do presidente Lewandowisck.

Para Gilmar, a proposta de fazer um plebiscito sobre novas eleições é discutível e questionável do ponto de vista jurídico. Dilma voltou a defender a consulta popular nesta segunda-feira caso não tenha seu mandato cassado pelo Senado..

? É uma contradição nos próprios termos da proposta. Veja, retornar o governo para depois renunciar para a tomada de plebiscito. Para isso não seria melhor ter renunciado antes e deixar que o país siga a sua vida? ? questionou o ministro.

Gilmar comentou as críticas de Dilma sobre o excesso de partidos no país. O ministro disse que é necessária uma reforma política e culpou Dilma e o ex-presidente Lula pelo excesso de partidos políticos. Ele ainda defendeu a cláusula de barreiras e mudanças no sistema eleitoral.

? De fato, nós chegamos há um quadro preocupante dessa multiplicação de partidos. Mas eu acredito também que esta não é uma responsabilização externa. Talvez seja um mea-culpa. Eu acredito que tanto o governo Lula quanto o governo Dilma estimularam a criação de partidos. Vários partidos foram criados com esse estimulo do governo, acreditando assim que ficava mais fácil (ganhar votações no Congresso).