Cotidiano

Falta pouco! Campanha de Vacinação Contra o Influenza termina dia 30

Pessoas que fazem parte de grupos prioritários que ainda não receberam sua dose devem se dirigir às UBS do Centro, Maracanã, Europa, Coopagro ou São Francisco 

Falta pouco! Campanha de Vacinação Contra o Influenza termina dia 30

Toledo – Encerra-se no próximo dia 30 a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza. Pessoas que fazem parte de grupos prioritários e que ainda não estão imunes à gripe devem procurar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, as unidades básicas de saúde (UBS) do Centro, Maracanã, Europa, Coopagro ou São Francisco em Toledo – exceto as grávidas e puérperas (mães de recém-nascidos de até 45 dias), que devem se dirigir, em dias úteis, ao posto do Paulista, das 8h às 17h.

Além delas, também devem ser imunizados crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, pessoas com deficiência, adultos e idosos com mais de 55 anos, profissionais de saúde e de forças de segurança e salvamento, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, professores, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo.

De acordo com o último levantamento da Vigilância Epidemiológica de Toledo, realizado em 9 de junho, a cobertura vacinal de idosos e profissionais da saúde estava acima da média já tinha sido superada com sobras: 121,61% (14,952 doses de 12.295 previstas) e 136,76% (3.404 de 2.489), respectivamente. Contudo, a expectativa em relação a alguns públicos está aquém do esperado, caso das puérperas (165 de 253, 65,22%), adultos com idade entre 55 e 59 anos (3.141 de 5.257, 59,75%), crianças de 6 meses e 5 anos (5.561 de 9.181, 60,46%) e gestantes (621 de 1.542, 40,27%). Levando em conta somente os públicos para os quais existem metas definidas, essa média é de 89,74% (27.834 de 31.017 doses previstas).

Essa média baixa de crianças, gestantes e puérperas tem preocupado as autoridades municipais de saúde, como o médico e porta-voz do Comitê de Operações de Emergência (COE), Fernando Pedrotti, que faz um apelo para aos pais e principalmente às mães. “Por favor, não deixem de procurar uma destas unidades de saúde com a carteirinha de vacinas da criança ou o cartão do pré-natal da mamãe gestante ou puérpera. Estes locais possuem toda a segurança e proteção necessária contra o novo coronavírus. Nunca é demais lembrar que existe vida além e após esta pandemia”, salienta.

A vacina distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) garante defesas ao corpo contra três tipos mais comuns e agressivos em circulação no nosso país de Influenza, grupo de vírus causador da gripe e que pode desencadear problemas respiratórios mais sérios: “A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonal. “Com esta dose, as gestantes protegem a si mesmas e ao bebê em seu ventre. Mulheres que deram à luz recentemente vão ter e transmitir imunidade aos seus recém-nascidos por meio do leite materno. Pais e mães que levarem seus filhos para se vacinarem poderão ter um inverno com menos preocupações em relação à gripe. É bom para todos os envolvidos”, destaca Pedrotti. “Não negue aquilo que é um direito das crianças, o direito à saúde. Não negue a eles e a você mesmo a oportunidade de cuidar bem do seu filho, de prevenir doenças”, enfatiza.