Curitiba – Foi realizada nessa sexta-feira (3), em Curitiba, a comemoração pelos sete anos de implantação das Ouvidorias do SUS (Sistema Único de Saúde). Participaram 400 ouvidores, das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Criada pela Secretaria de Estado da Saúde, a ouvidoria não é apenas um canal de manifestações, mas uma importante ferramenta no desenvolvimento da gestão municipal e estadual. “As ouvidorias devem ser um instrumento de interlocução, solução de problemas, recebimento de demandas e de comunicação efetiva. Dessa maneira, queremos fortalecer todos os serviços dos 399 municípios para que possamos dar a resposta que o cidadão paranaense procura”, disse o secretário Antônio Carlos Nardi.

O Ouvidor-Geral do Estado, Roberval Ângelo Rizzo Castilho, disse que o evento serviu para dar visibilidade às unidades da Ouvidoria do Estado. “Acredito que no Paraná estamos avançados nessa questão de organização e estruturação dos serviços interligados”, observa Castilho.

Representando o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná), Adriane da Silva Jorge Carvalho, de Pinhais, falou sobre a importância do encontro. “Compartilhamos ideias com o objetivo de qualificar ainda mais as ouvidorias já existentes e inspirar municípios que ainda não possuam”, afirmou.

“É um momento extremamente importante. Estamos reunindo profissionais de vários municípios paranaenses em um único espaço para trocar experiências, discutir ações e estratégias. Todo trabalho fortalece e engrandece a rede de Ouvidorias do Estado”, diz o Ouvidor-Geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza.

Ouvidoria do SUS

Na Ouvidoria a pessoa pode realizar denúncias, reclamações, críticas, sugestões, solicitações de informações e elogios. “Muita gente dá opinião sobre atendimentos ou serviços por meio das redes sociais. Quando trazemos uma plataforma única para contabilizar e centralizar as reclamações ou elogios, o contato entre instituição e população fica mais pessoal, otimizando a experiência para o usuário e permitindo uma resposta confiável e padronizada”, explica a representante do Cosems, Adriane Carvalho.

Atualmente, 368 municípios contam com o serviço da Ouvidoria da Saúde. O contato é feito pela internet www.sigo.pr.gov.br/cidadao/394 e pelo telefone 0800 644-4414.