Cotidiano

Estoques baixam 60% e apelo é para sangue O-

Cascavel – A preocupação toma conta dos profissionais que trabalham no Hemocentro de Cascavel neste feriado prolongado, a exemplo do que ocorre em quase todos os bancos de sangue do País. A demanda excessiva de sangue do tipo O negativo nos últimos dias, com uma necessidade que não para de crescer, e a redução das doações típica neste período do ano, fizeram o estoque desse tipo de sangue baixar 60%. Para se ter uma ideia, nessa sexta-feira (28) o Hemocentro tinha apenas 21 bolsas, quando o ideal seriam pelo menos 50.

A preocupação extra, lembra a assistente social Maria Luiza Silva Rosa, é o feriado prolongado de Réveillon, que costuma aumentar o número de acidentes. Além disso, a estrutura ficará fechada até 2 de janeiro. “Neste sábado (29) até abriremos, mas para atender as pessoas que fizeram o agendamento. O apelo é para que as pessoas façam o agendamento pelo site ou pelo telefone [veja abaixo] para doarem logo no dia 2”, pede.

Outro item preocupante é que, além dos pacientes já hospitalizados que dependem desse sangue, o tipo O negativo, que é considerado “doador universal”, há ainda os pacientes que foram liberados dos hospitais para passar as festas com a família e que precisarão tomar sangue no seu retorno.

Somado a isso, há as vítimas do próprio feriado, como as de acidentes de trânsito. “Os acidentes nos preocupam muito. Historicamente há mais acidentes com vítimas na virada do ano do que no Natal, por exemplo”, alerta a assistente social.

Além do tipo O negativo, o apelo é para que os doadores de sangue e de plaquetas de todos os tipos sanguíneos retomem as doações logo no início do ano. Tudo isso para normalizar os estoques e garantir um período de férias um pouco mais tranquilo do que nos anos anteriores.

O Hemocentro em Cascavel atende os 25 municípios cobertos pela 10ª Regional de Saúde de Cascavel, onde existem 28 hospitais, e os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Vale lembrar que as doações podem ser agendadas no site governodigital.pr.gov.br, na aba para doação de sangue em Cascavel. A medida reduz significativamente o tempo de espera no Hemocentro. A pessoa pode ligar ainda para (45) 3226-4549.

Para doar, basta ter mais de 16 anos e estar em boas condições de saúde.

O Hemocentro abre às 7h30 com atendimento até as 11h e depois segue das 12h40 às 16h. Ele fica na Rua Avaetés, 370, no Santo Onofre, atrás do Hospital Universitário de Cascavel.