Economia

Empresários paranaenses estão otimistas com as vendas para o Dia das Mães

Em relação ao crescimento da economia, os empresários se mostram preocupados, porém, esperançosos

Empresários paranaenses estão otimistas com as vendas para o Dia das Mães

Curitiba – São boas as expectativas de venda do comerciante paranaense para o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio. Em relação ao crescimento da economia, os empresários se mostram preocupados, porém, esperançosos.

O objetivo da pesquisa foi detectar a impressão dos empresários neste cenário de pandemia, com protocolos e decretos limitando a atividade comercial. A pesquisa demonstrou que 29% acreditam que vão vender igual ao ano passado, mas para 24% as vendas serão superiores a 2020. Ou seja, 53% tem a expectativa de estabilidade ou melhoria nas venda.

As informações são da Datacenso, empresa contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná) para medir a expectativa dos empresários do comércio paranaense neste período de vendas aquecidas. A equipe de pesquisadores ouviu mil empresários das regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão de 3 a 7 de abril de 2021.

O Índice de Confiança do Comerciante, que avalia o estado de entusiasmo do lojista em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 125 pontos, numa escala de 0 a 200. Isso demonstra que os comerciantes estão confiantes na melhoria das vendas.

Em relação ao rumo da economia e ao cenário de vendas para os próximos meses, a maioria dos entrevistados (54%) também se mostra preocupada, porém com expectativas de melhora.

Conforme a pesquisa, 61% dos lojistas afirmam que a pandemia continua afetando a vida do comerciante, sendo que 63% tiveram que fechar a loja para cumprir protocolos de saúde.

Nesse período, os comerciantes se viram obrigados a se adaptar à nova realidade e, inclusive, investir no seu negócio para amenizar essa queda nas vendas. Grande parte deles (63%) investiu na contratação de entregadores/delivery, em comunicação e em vendas on-line.