Economia

Empreendedores e líderes de empresas buscam conhecimento para alavancar negócios

Cursos de capacitação auxiliam empresários na gestão e no desenvolvimento de novas ideias

Pietra e a mãe, na loja de materiais de construção. Foto: acervo pessoal.
Pietra e a mãe, na loja de materiais de construção. Foto: acervo pessoal.

Auxiliar o empresário na gestão do negócio, no desenvolvimento de novas ideias, no atendimento e em todos os quesitos necessários para alavancar uma empresa: esses são os objetivos dos programas de capacitação oferecidos pela AMIC PR (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná). E essa busca do conhecimento não serve apenas para empresários que estão começando a desenvolver suas ideias. Prova disso é a história da Pietra Scapim da Cunha e da mãe dela, Sirlene Scapim da Cunha.

Pietra participa do Programa Jovem Empreendedor e a mãe do programa Mulher Empreendedora. A loja de materiais de construção que é administrada por elas foi fundada em 2005, pelo avô de Pietra.

“Na época, o bairro estava em constante crescimento na área de construção. Depois, meu pai se tornou sócio da empresa. Passados alguns anos, o negócio foi crescendo. Ainda enquanto pequena, eu auxiliava na loja nos tempos vagos da escola. Em 2015, meu pai faleceu de câncer e nessa época eu fazia faculdade de Agronomia em outra cidade. Com a morte dele, voltei para Cascavel para ajudar minha mãe na loja e com desafio de passar pela pandemia com a empresa”, conta.

Foi neste ano que ela e a mãe receberam o convite para participar dos programas de capacitação da AMIC PR. “Foi a nossa virada de chave. A capacitação abrangeu diversas áreas na empresa, como forma de atendimento, análise do mercado e planejamento financeiro. E foi graças ao incentivo da AMIC que começamos a atuar no mercado digital”, resume.

A oportunidade de capacitação vem ao encontro das necessidades de quem está planejando um novo negócio. É o caso do Raldes Fantin, que atualmente trabalha como comprador em uma metalúrgica. Ele participa do curso para jovens empreendedores e sonha, em 2022, abrir uma empresa com a esposa, Suzana Fantin. “Antes de iniciar o processo da empresa, preferi me especializar no mercado que pretendo atuar para estudar e rever métodos. Estou quase finalizando o treinamento e não tenho dúvida que foi a melhor escolha que fiz”, afirma.

E a busca do conhecimento não ocorre só de quem já é empresário ou quer empreendedor, mas também de líderes de empresas. Franciely Couto trabalha em uma oficina mecânica há sete anos. Começou como recepcionista e agora foi promovida a subgerente. “Por isso estou buscando crescimento e encontrei esse apoio, com treinamentos mensais nos diversos setores de uma empresa: área financeira, marketing, liderança, dentre outros. Só tenho a agradecer à AMIC por nos proporcionar esses momentos de crescimento pessoal”, agradece.

Para a presidente da entidade, Sonia Xavier, a programação é uma forma de a Associação contribuir ainda mais para o desenvolvimento do pequeno negócio e de empreendedores, sejam eles experientes ou não.

“É um prazer poder oferecer essa oportunidade aos empresários, aos empreendedores e aos líderes de empresas. Nosso objetivo é contribuir com o crescimento dos micro e pequenos empresários e por isso incentivamos, principalmente, a capacitação”, afirma a presidente da AMIC PR, Sonia Xavier.

Para saber mais sobre os cursos e capacitações da AMIC PR, basta acessar o site amicpr.com.br e conferir a agenda disponível.