Cotidiano

Em votação final, vereadores aprovam reajuste de 6% em seus salários

Durante a sessão, também foi aprovado reajuste de servidores municipais

Cascavel – A Câmara de Cascavel aprovou na sessão desta terça-feira (14), em votação final, os dois projetos de lei que reajustam em 6% o subsídio dos vereadores e os salários dos servidores municipais. O benefício aos vereadores, entretanto, só entrará em vigor em 1º de outubro e elevará o valor dos atuais R$ 9.600,00 para R$ 10.176,00.

Lotado, o auditório da Câmara ficou dividido entre os servidores municipais favoráveis ao reajuste de 6% em duas parcelas proposto pelo Executivo e os professores, que reivindicavam a reposição integral da inflação de abril de 2014 e maio deste ano (8,17%) e agora ameaçam recorrer à Justiça. Os docentes também não concordam com o pagamento do abono para complementar o valor do piso nacional da categoria.

Todas as emendas apresentadas ao projeto relativo aos servidores foram rejeitadas pelas comissões permanentes.

“Fiquei surpreso com o voto contrário para as minhas emendas e não concordo com a justificativa dada pelas comissões, de que elas são inconstitucionais”, queixou-se o vereador Pedro Martendal, que propunha o reajuste retroativo a maio para o funcionalismo.

Reajuste inoportuno

O projeto sobre o subsídio dos vereadores recebeu duas emendas, das quais foi atacada apenas a da mesa diretora aplicando o reajuste a partir de outubro.

“Lamento que nossa emenda tenha recebido parecer contrário porque acho que não é momento de conceder reajuste salarial aos vereadores”, protestou Jorge Menegatti, que assinou juntamente com Luiz Borgarelli, Professor Paulino e Ganso sem Limite a emenda mantendo o subsídio atual.