A quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, será ponto facultativo na administração municipal de Cascavel. Contudo, a data causou uma confusão na iniciativa privada. Ontem, os sindicatos patronais e dos trabalhadores do comércio aguardavam um decreto do Município confirmando a data como ponto facultativo, já que uma lei municipal a institui como feriado.

Apesar da promessa da Secretaria de Comunicação de que ontem mesmo seria editado o decreto, isso não aconteceu.

Contudo, a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) garante que a abertura das empresas é facultativa, mas alerta que, quem decidir abrir, precisa observar alguns aspectos legais, como pagar abono de R$ 65 e conceder mais uma folga compensatória no prazo de 60 dias.

No caso das empresas dos outros setores que não sejam do comércio, explica a Acic, elas deverão observar se existe alguma previsão diversa em suas respectivas convenções coletivas.

Os mercados vão abrir normalmente nesta quinta, mas os bancos ficarão de portas fechadas, seguindo a maioria do País.

Todas as repartições públicas estarão fechadas.

No caso da Prefeitura de Cascavel, serviços não essenciais ficarão indisponíveis na quinta e retornarão ao normal na sexta-feira (4). Outros funcionarão em sistema de plantão.

Confira como ficam os principais serviços públicos municipais:

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Restaurantes populares – Estarão fechados no feriado e reabrem no dia 4.

Conselhos Tutelares – Atenderão em regime de plantão pelos telefones 99972-0662 (Leste), 98431-6353 (Oeste) e 98813-5799 (Sul).

Serviços de Proteção Social Básica – entre eles os Cras, Eurecas, Centro da Juventude, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) Cadastro Único e Inclusão Produtiva, assim como os de Proteção Social de Média Complexidade, como os Creas, ficarão fechados na quinta-feira.

 

TRANSPORTE E TRÂNSITO

Rodoviária e aeroporto – Funcionam normalmente para embarque e desembarque de passageiros.

Transporte coletivo – Funcionará com tabela especial de domingo e volta ao normal na sexta-feira (4).

Setor de Gestão de Infrações de Trânsito, protocolo e demais serviços na sede administrativa da Transitar – Não haverá atendimento na quinta-feira e retorna à normalidade na sexta-feira.

Trânsito – O Setor de Fiscalização de Trânsito segue com as escalas normais de trabalho, mas sem atendimentos na base operacional.

 

DEFESA DO CONSUMIDOR

Procon – Estará fechado na quinta-feira (3) e atendimento via call center na sexta-feira (4).

 

SAÚDE

Atenção Especializada – Paid e Laboratório Municipal atendem em regime de plantão na quinta-feira. Sem atendimento ao público.

Saúde Mental – Capsi, Caps ad, Casm, Cetea ficarão fechados na quinta-feira. Caps III em regime de plantão.

Saúde Bucal: Clínicas Odontológicas Municipais e CEO Municipal fechados.

Vacinação contra a Covid – Não haverá vacinação na quinta-feira (3). Será informado o grupo que será contemplado na sexta-feira, caso haja sobras de doses da Pfizer.

Atenção básica – As unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs) estarão fechadas na quinta-feira e retomam as atividades na sexta-feira.

Vigilância Epidemiológica (Viep) – Funcionará em sistema de plantão pelo telefone 98431-6339.

Vigilância Ambiental – O Setor de Zoonoses estará com plantão sobreaviso pelo telefone 98804-721.

Assistência Farmacêutica: As farmácias básicas funcionarão em forma de escala no dia 3 de junho e voltam ao normal no dia 4.

 

Horário de funcionamento das farmácias básicas:

Farmácia Básica I: 13h às 19h

Farmácia Básica II: 7h às 13h

Farmácia Básica III: 13h às 19h

 

MEIO AMBIENTE

Zoológico – Estará fechado na quinta-feira (3) e reabre na sexta-feira.

 

Sem tapetes

Em virtude da pandemia, a Igreja Católica suspendeu a confecção dos tapetes comuns que marcam a procissão de Corpus Christi. Em vez disso, muitas igrejas optaram por organizar carreatas, ou apenas a celebração virtual.

Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.