Curitiba – A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte realiza nesta quarta-feira (9) a Avaliação Diagnóstica, que ocorre para todos os alunos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio da rede estadual. A ferramenta vai verificar como foi o ensino/aprendizagem durante a pandemia.

O teste será aplicado de forma on-line e impressa, incluindo a 4ª série dos cursos técnicos integrados e da formação docente. Essa ação substitui temporariamente a Prova Paraná, que teve sua última edição em fevereiro de 2020.

“Precisamos saber como foi o aprendizado durante a pandemia. Temos que planejar para ter um segundo semestre muito assertivo, mais acelerado. Por isso, é muito importante que todos façam a avaliação”, afirmou o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Para participar da avaliação, o estudante que está no ensino remoto on-line deverá logar no Google Classroom e abrir o link disponível na data em “atividade do dia”. Esse link vai direcioná-lo para a plataforma na qual será aplicada a avaliação, do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação).

Para o 6º ano, a avaliação é composta por 44 questões, sendo metade de Língua Portuguesa e metade de Matemática. Já para as demais séries são 52 questões – 26 de cada uma das disciplinas.

A atividade não terá ranking. O objetivo é identificar as habilidades e os conhecimentos que os estudantes adquiriram durante o período das aulas remotas e as lacunas de aprendizagem ainda existentes, para poder replanejar as ações pedagógicas e acompanhar a evolução dos estudantes ao longo do percurso letivo.