Cotidiano

Destino Iguaçu reforça atuação em feiras internacionais

A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos participa de eventos nos principais países emissores de turistas para Foz do Iguaçu.

A Terra das Cataratas está em evidência no turismo internacional nesta semana. Isto porque a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos de Foz do Iguaçu, dentro da estratégia da Gestão Integrada, atua na promoção do destino em três eventos internacionais na Espanha, Estados Unidos e no Peru.

O secretário da Pasta, Gilmar Piolla, está na FITUR 2019 (Feira Internacional de Turismo), em Madrid. A feira está entre as três maiores do segmento na Europa. São esperadas mais de 250 mil pessoas, entre profissionais do turismo e público final, de 165 países, durante os quatro dias de evento.

De acordo com os dados do ICMBio/PNI (Parque Nacional do Iguaçu), 24.434 turistas espanhóis visitaram as Cataratas do Iguaçu em 2018, sendo o 7º emissor internacional e o terceiro do continente europeu, atrás de França e Alemanha.

" A Espanha foi um dos países que apresentaram aumento de 10% de visitantes no ano passado em comparação a 2017. Hoje Foz do Iguaçu é o segundo destino mais procurado para o segmento lazer por espanhóis no Brasil. O mercado espanhol é de altissíma prioridade para a promoção turística do Destino Iguaçu", afirma Piolla.

Foz do Iguaçu participa da FITUR com posto de trabalho no estande da EMBRATUR no pavilhão internacional.

O secretário de Turismo, Gilmar Piolla, também representou Foz do Iguaçu, na entrega do Prêmio Excelências, criado há 14 anos, e que foi concedido para projetos de destaque na gastronomia, turismo e cultura na Ibero-América em 14 países.

Estados Unidos

Foz do Iguaçu também estará presente no The New York Times Travel Show. Além da ação no evento, que reúne principais veículos de comunicação norte-americanos, operadores de turismo, representes de companhia aéreas e público, a Secretaria participará também em reuniões com a Embaixada do Brasil, em Washington, e com o consulado brasileiro, em Nova York.

Outra ação visando trazer mais viajantes americanos para Foz do Iguaçu acontecerá no USTOA 2019, evento com operadores de turismo dos Estados Unidos.

Após a implantação do visto eletrônico, o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, teve um crescimento no número de visitantes. Em 2018 o atrativo recebeu 34.545 turistas dos Estados Unidos, um aumento de 47,34% em relação a 2017, quando 23.432 viajantes desse país estiveram nas Cataratas.

"Com esse retrospecto, os visitantes norte-americanos passaram a ocupar a quarta colocação no ranking de estrangeiros, últrapassando os franceses. Vamos intensificar os trabalhos no mercado americano e em outros países que demonstraram crescimento no último ano", reforça Piolla.

Argentinos e paraguaios aparecem como segundo e terceiro, respectivamente. A maior visitação ao PNI ainda é de brasileiros.

Peru

A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos também atua na promoção e divulgação do destino para o mercado peruano. A Terra das Cataratas está presente na 15a edição da Feira Internacional de Turismo do Peru e América Latina. O Peru está entre os dez maiores emissores de turistas ao Parque Nacional do Iguaçu. Em 2018, 17.705 peruanos visitaram as Cataratas do Iguaçu.

“ Uma oportunidade que identificamos na feira em conversa com agentes de viagens e operadores é a realização de roteiros do Peru ao Brasil com Foz do Iguaçu como porta de entrada”, destacou o diretor de Marketing e Eventos, Washington Sena.