Publicidade

COTIDIANO

Descubra qual a melhor opção de rede: 3G, 4G E 5G

26 de março de 2021 às 11:58
Publicidade

Conforme o uso de celulares aumenta no mundo todo, as redes móveis precisam se renovar de modo geral, principalmente em questões tecnológicas. As demandas de dados começam a ficar maiores e exigem uma melhoria na velocidade para acessar a internet.

Os avanços tecnológicos no desempenho ou capacidade de rede é chamado de “nova geração”. Por exemplo, após o 1G e o 2G, chegou a rede de terceira geração, chamada de 3G. E assim segue uma tendência de avanços nas gerações das redes.

A rede 3G tem velocidade de download de até 2 Mbps (megabits por segundos). Com as evoluções da rede 4G, é possível ver uma melhoria na velocidade, chegando de 3 a 5 Mbps, assemelhando-se com a conexão via modem ou cabo DSL que os computadores recebem.

Já a rede 5G apresentou o maior avanço nas conexões de gerações até o momento, atingindo até 20.480 Mbps e batendo o recorde de qualquer uma das gerações anteriores se comparadas.

A operadora Vivo é um ótimo destaque em entrega de velocidade, também saindo em primeiro lugar com o menor tempo de resposta, segundo a nPerf que avalia, em rankings, as principais operadoras. No atendimento da operadora é possível obter mais detalhes sobre o desempenho.

Quanto mais alta uma geração de rede, mais capacidade de suportar um número maior de usuários ela tem. Também permite downloads com taxas de dados mais altas, e mais facilidade e qualidade na hora de acessar serviços de streaming ou videochamadas.

Uma torre 3G suporta de 60 a 100 pessoas, enquanto uma rede de 4G pode suportar de 300 a 400 pessoas. Já a rede 5G aposta mais na confiabilidade e qualidade, portanto, são menores e não exigem uma torre, pois podem ser colocadas em postes e edifícios.

A rede 5G ainda está em expansão pelo país, mas já pode ser encontrada em algumas regiões. Você pode verificar a disponibilidade na sua região de acordo com sua necessidade.

***Conteúdo publicitário 

 

 

 

 

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE