Cotidiano

Conheça a rotina de quem emagreceu muito e luta para continuar assim

RIO ? Ser quem você sempre quis. Voltar a ser quem era. Ficar mais bonita. Caber naquele jeans. Ter uma vida normal. Não morrer. Nos seis depoimentos das próximas páginas, cada um teve sua motivação para perder muito peso. E, atingida a meta, uma certeza: não voltar a engordar.

Por quê? O que muda? ?Muda tudo?, foi a resposta pronta que, sem combinar, todos deram. Com 40, 60, 80 quilos a menos, você vira outra pessoa, ?mais disposta?, ?mais feliz?, ?mais bem-vestida?. E mais atenta às tentações.

Bobeou, o ex-gordo perde o ?ex?. Roberta Celidônio, atriz, vacilou em uma inofensiva festa junina. Fernando Ceylão, humorista, sabe: um Lindt pode pôr tudo a perder. A empresária Betina Sehbe é blindada por anos de terapia, e o chef Jan Santos afasta a gula domando o estresse. Já o sambista Gabriel Cavalcante e a estilista Sharon Azulay se permitem algumas derrapadas, mas depois correm para a (e na) academia.

De fato, exercícios ajudam muito. Nutricionistas, terapeutas e cônjuges também, assim como comer a cada três horas e cortar carboidratos a partir das 18h. Mas, na luta contra as calorias, os maiores aliados são os seus neurônios: o impulso que leva aos três dígitos na balança tem mais a ver com o cérebro do que com o estômago, uma ansiedade prima do vício em compras, sexo, drogas, jogos de azar. Sorte de quem possui autoconhecimento para identificar as armadilhas da ?cabeça de gordo?.

Mas que fique claro: os entrevistados não têm qualquer coisa contra quem está com quilos a mais. Pelo contrário, sabem que emagrecer é difícil e querem, com seu exemplo, ajudar quem busca perder peso. Fernando Ceylão admite inclusive mudar de ideia:

? Não quis fazer cirurgia bariátrica porque seria uma prisão perpétua. Dieta é prisão domiciliar, se eu quiser sair, saio, dane-se. Vai que decido que quero ser gordo mesmo, que eu não tinha entendido direito? Já pensou?

RENATA CELIDÔNIO

Atriz e produtora

Idade: 37 anos

Altura: 1,72m

Peso máximo: 140kg, em 2012

Peso atual: 90kg

Sempre fui gorda. E brincava com o Miguel Falabella: ?Quero emagrecer, quero estar numa novela sua!? Segui acima do peso, mas ele me chamou para ?Aquele beijo? (2011-12). Era um núcleo de gordos, e avisaram: ?Vocês não podem emagrecer!? Ganhei 34 quilos em oito meses. Cheguei a 140.

Eu não tinha mais vida normal. Não conseguia andar de ônibus, entrava na sala de cinema antes do filme para saber se eu ia caber. Após uma vida inteira de dieta e spa, adotei o que era minha última opção: cirurgia bariátrica. Foi em 2012, 1º de junho, que virou meu segundo aniversário.

No pós-operatório, parecia que tinha passado um trator por cima. Mas superei, emagreci e comecei a gostar mais de mim. Saía na noite me achando gata, aproveitei. Quem me tirou da solteirice foi meu atual marido. Que, muito romântico, viu fotos antigas minhas e disse: ?Eu te pegava mesmo assim!?.

Consigo manter o peso graças à reeducação alimentar. Hoje, adoro suco verde, salada. Às vezes, dou minha escapada, ainda quero perder mais peso e fazer uma lipo, mas algo já mudou em mim. Eu era feliz, mas hoje sou muito mais feliz.

FERNANDO CEYLÃO

INFOCHPDPICT000059675165.jpgComediante e roteirista

Idade: 39 anos

Altura: 1,93m

Peso máximo: 140 kg, em 2015

Peso atual: 100 kg

No auge da gordura, ia no Jô Soares e me sentia mal. Ele estava ali, protegido atrás da bancada; eu, esparramadão no sofá, um ogro. Após 20 anos de efeito sanfona, decidi emagrecer de vez. Eu e minha mulher estávamos separados, eu já tinha perdido 3 quilos só de tristeza, segui no embalo.

Inventei uma maluquice: comer 1.000 calorias por dia. Me conheço: para convencer meu cérebro, tenho que ser radical. Eu ficava tonto, tinha ?tetos-pretos?, mas me mantive na linha e, em 2015, perdi 40 quilos.

Hoje, penso mais em comida do que quando comia livremente ? estou aqui falando com você e pensando no camarão que eu vou fazer.

Eu brinco, mas perder peso é um assunto muito duro, um incômodo mesmo. É como se você estivesse sempre pensando em uma dívida que não sabe como vai pagar.

A maior mudança, além dos elogios pelo novo visual, foi que eu passei a acreditar mais em mim, na minha carreira. Passei a me ver como roteirista, comediante, autor, o cara que eu sempre quis ser. Aliás, nem conto mais piada de gordo. Para mim, é algo que não tem mais graça.

BETINA SEHLE

Empresária

Idade: 40 anos

Altura: 1,68m

Peso máximo: 103kg, em 2008

Peso atual: 63kg

Minha mãe, extremamente vaidosa, exigia que eu fosse esbelta, bonita, me olhava brava se eu me servisse pela segunda vez. Mas sempre tive tendência a ganhar peso; aos 8 anos, era a gordinha da sala. Passei a adolescência magra, mas entrando e saindo de spas. Só fui me entender depois de fazer terapia.

Desse entendimento nasceu a empresa que montei com minha sócia, a Keep Light, que dá opções gostosas para dieta. Por experiência, sei do que o gordinho gosta.

A última vez em que eu ganhei muito peso foi na gravidez, em 2008. Me larguei, milkshake todo dia. Cheguei a 103 quilos. Depois do parto, me disseram que amamentar emagrecia… Mentira! Continuei enorme, não me olhava no espelho. Precisei trazer de volta tudo o que eu havia aprendido na terapia, o autocontrole, a relação saudável com a comida. E o ambiente favorecia: eu vivo na empresa, sem tentações por perto.

Meu conselho para quem quer emagrecer: sinceridade. Sem essa de ?Eu não como nada, só sopinha…? Mentira! É matemática: tem que gastar mais do que acumula.

JAN SANTOS

Cozinheiro

Idade: 40 anos

Altura: 1,84

Peso máximo: 123kg, em 2015

Peso atual: 93kg

Em 1º de janeiro de 2016, dois dias depois do meu aniversário, postei no Facebook um texto que, entre outras coisas, dizia que eu ia emagrecer. Podia ser mais uma resolução de ano novo, mas para mim era algo muito sério. Quando trabalhava com mercado financeiro, eu corria do Leme ao Leblon, fazia mil abdominais por dia. Mil, você ouviu?! Quando voltei ao Brasil para abrir meu restaurante, o Entretapas, a vida de chef me consumiu. Descontava o estresse na comida ? e nem era na minha comida. Eu chegava em casa com aquele pensamento: ?Hoje eu mereço uma pizza!?. Pedia para mim e meu companheiro, e eu comia sete de oito pedaços.

E assim fui, até os 123 quilos quando uma amiga me apresentou a tal de TMB, taxa de metabolismo basal. A minha é de 2.400 calorias por dia. Se eu comer isso, não engordo. Me impus um limite de 1.800, para emagrecer.

Cheguei em julho com 93 quilos. Meus amigos dizem que tomei bolinha. Não tomei! O negócio é fechar a boca e malhar. E não se estressar. Agora, quero voltar a correr. É o exercício mais sexy!

GABRIEL CAVALCANTE

Cantor e músico

Idade: 30 anos

Altura: 1,93m

Peso máximo: 180kg, em 2010

Peso atual: 103kg

Aos 19 anos, entrei para a roda do Moacyr Luz, o Samba do Trabalhador. Ali, conheci a música, a noite e os botecos. Virou rotina comer e beber muito na madrugada. Durante o dia, também. Churrascaria de rodízio era meu lazer. Eu entrava às 14h e saía às 22h. Na Estrela do Sul, eu era VIP, o gerente abria a porta com um sorriso. Aos 25 anos, com 180 quilos, fiz um exame no fígado. Diagnóstico da médica: ?Se você não parar, vai se ferrar em breve?.

Cheguei a considerar cirurgia bariátrica, minha mãe fez. Mas eu gosto muito de comer, não era uma opção. O negócio foi parar com a loucura. Feijoada três da manhã, nunca mais. Cortei bebida, açúcar e sal, viciei em academia… Mas o que salvou a minha vida foi: água. Cinco litros por dia. Poxa, mermão, limpa tudo. Dizem que a voz mudou, mas mudou meu jeito de cantar ? hoje posso respirar.

Como bem, meu Instagram é só comida. E relaxo nas viagens, sonho com churrascarias de Nova York! Se engordo, recupero. Sei a luta que é emagrecer. Se perdi quase 80 quilos, louco que nem eu era, qualquer um consegue. Basta você querer.

SHARON AZULAY

Estilista

Idade: 24 anos

Altura: 1,72m

Peso máximo: 118kg, em 2009

Peso atual: 68kg

Fui criada pelo meu pai, fundador da grife Blue Man. Para ele, era uma questão que a filha fosse gordinha e não ajudasse a ?vender? a marca. Quando comecei a ir mal no colégio, ele disse: ?Você é rica e linda, não precisa estudar?. Me tirou do colégio quando eu tinha 16 anos. Quando eu tinha 17, ele morreu. De repente, me vi herdeira de uma fábrica sobre a qual eu não sabia nada.

Era a receita para tudo dar errado. Mas não deu. Segurei a onda e amadureci à força. Aprendi tudo sobre a Blue Man, onde hoje sou diretora criativa. E, sem a pressão dele, comecei a emagrecer. Comer escondido de quem?

Hoje, sou outra. Durmo melhor, acordo cedo, o dia rende. Não que eu não ?jaque? (enfiar o pé na jaca) de vez em quando, mas me recupero. O Michel (marido) não acompanha, mas não fico na sofrência, roubo pedaço do sanduíche dele na boa.

Não me lamento de nada: se meu pai não viesse a faltar, talvez eu fosse uma gordinha mimada até hoje. Gosto de dizer que a vida te vira do avesso e mostra o lado certo. Hoje, estou do lado certo.