A EnerDinBo é a primeira usina híbrida de energia fotovoltaica e biogás do País e sabe a importância de tratar os dejetos de porco e transformá-los em biogás. Quando não são tratados, os resíduos vão para o solo e chegam ao lençol freático. Essa é uma das principais razões que fazem do biogás uma alternativa energética sustentável e não intermitente, sendo armazenado e disponível 24 horas por dia.

Em busca de novos conhecimentos, o prefeito da cidade de Encantado (RS) e outras autoridades da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento, Emater, Sindicato Rural e cooperativa visitaram a EnerDinBo esta semana, em Ouro Verde do Oeste. A equipe andou pelo espaço, conheceu os processos e pôde tirar dúvidas.

Com 60 mil suínos na cidade e 22 mil habitantes, a equipe gaúcha busca preservar a natureza e trabalhar harmonicamente, incentivando o produtor e o turismo.

Após a visita à usina, Luciano Moresco, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale Taquari, que soma 36 municípios, conta como é importante auxiliar a natureza e fomentar a criação dos suínos: “Esse exemplo precisa ser replicado porque ele olha para fatores indispensáveis, como a produção de alimentos, mas ajuda a fazer tudo de forma sustentável”, completa Luciano.