Cotidiano

Comércio já comemora vendas acima do esperado

Negociações devem melhorar mais com pagamento da segunda parcela do 13º salário nesta semana

Toledo – Se antes as expectativas não eram necessariamente positivas e o aumento esperado nas vendas de fim de ano eram tímidos 0,8% no Estado, segundo previsão da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná), agora a avaliação é mais otimista. Na prática, os lojistas estão vendo o movimento se consolidar e nesta semana que antecede o Natal a promessa é para boas vendas em todo o comércio.

Segundo o presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e região Oeste do Paraná), Paulo Beal, não é possível medir em percentuais ainda, mas o movimento é significativa maior, assim como as vendas. “Já temos sinais bem claros e evidentes da mudança de ânimo do empresário e isso é reflexo das vendas que estão se consolidando de forma bastante positiva, então podemos dizer que estamos encerrando este ciclo negativo para comemorar os bons negócios que virão ano que vem”, avaliou.

Segundo Beal, a crise serviu para avaliar, entre outros aspectos, que o comerciante necessita de preparação para as mudanças sensíveis de cenário. “E isso equivale dizer que muitas vezes o concorrente não é o seu vizinho de loja, ele não está do outro lado da rua. Em inúmeros casos seu concorrente está na China, nos Estados Unidos com as vendas pela internet, então o empresário local precisa das adequações e das mudanças. Precisa atender seu consumidor e prestar o melhor serviço possível e com qualidade, agregando valor para o seu negócio e fazendo com que o cliente retorne à sua empresa”, destacou.

Parcela do 13º vai injetar R$ 825 mi nesta semana na região

Outro fator empolgante para o varejo nesta semana é o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), em toda região a parcela deverá representar algo em torno de R$ 825 milhões.

Pensando neste dinheiro extra, associações comerciais e shoppings apostam nas campanhas de Natal. Elas vieram de forma mais modesta do que em anos anteriores, como os sorteios de vales-compra em vez de carros e motos, mas quem aderiu não se arrepende. “Dificilmente alguém vem à loja, faz a compra e não preenche os cupons. É um fator que chama o cliente”, comentou a comerciante de Toledo Lara de Matos.

Ela já estima um aumento de 20% nas vendas, se comparado ao mesmo período de 2016, e aposta para que nesta semana a procura aumente ainda mais. “A gente sabe que muitas pessoas que não queriam gastar, chegam nesta hora e não deixam de presentear a família. Além disso, tenho sentido os meus clientes mais tranquilos para fazer uma conta e repor o guarda-roupa. Esperamos que a crise esteja mesmo indo embora”, completou.

Comerciante mais confiante

O vice-presidente da Faciap, o empresário toledano Claudenir Machado, avalia que os reflexos no comércio também podem ser medidos pela confiança do empresário. Uma pesquisa feita pela Faciap revelou, no Natal de 2016, que 22% dos comerciantes estavam otimistas com as vendas de fim de ano, neste ano, a mesma pesquisa indicou que 39% estão otimistas.

Para ele, com menos dívidas para pagar, os paranaenses estão mais propensos a comprarem os presentes neste Natal. “A inadimplência vem caindo há mais de um ano no Estado e isso indica que estamos chegando neste período sem o comprometimento total do 13º salário para pagamento de contas. Com essa renda extra, há de fato a possibilidade de compras de fim de ano”, reforçou ao avaliar que recuperação mais esperada só deve vir em 2018. “Acredito que o pior já passou”, completou.

HORÁRIOS ESTENDIDOS

Para auxiliar nas compras de fim de ano, o já tradicional horário estendido do comércio se repete nesta semana em praticamente toda a região.

Em Cascavel as lojas não abrem hoje. De segunda a sexta-feira o atendimento será das 9h às 22h; no dia 23 de dezembro das 9h às 19h, e na véspera de Natal (24), o atendimento segue das 9h às 17h, retornando com os horários normais de expediente no dia 26.

Em Foz do Iguaçu tem expediente neste domingo, das 9h às 17h e, de amanhã até o dia 22, das 8h às 22h. No sábado (23) das 8h às 20h e no dia 24, véspera de Natal, das 9h às 17h.

Em Toledo hoje o comércio é fechado e de amanhã até sexta-feira, 18 a 22 de dezembro, das 9g às 22h. No dia 23 de dezembro o comércio em Toledo atenderá das 9h às 18h e na véspera do Natal, das 9h às 17h.