Política

Coluna Esplanada

Coluna Esplanada
Coluna Esplanada

Sem atropelos

A Justiça Federal da 1ª Região extinguiu processo da Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip) que pedia a suspensão da plataforma Buser. O juiz Anderson Santos da Silva ressaltou que outra ação semelhante da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) tramita com os mesmos pedidos. A decisão pode servir de precedente em outros Estados onde a prática tem sido recorrente contra a Buser.

 

Nova pesquisa

O ex-presidente Lula (PT) tem 41,1%, Jair Bolsonaro (PL) saltou de 35,1% para 35,6%, e Ciro Gomes (PDT) foi para 7,9%. Esses são os índices da estimulada da nova rodada nacional da Paraná Pesquisas, realizada em 161 cidades do Brasil com entrevistas pessoais. Na espontânea, Lula fica com 30,5%, Bolsonaro aparece com 26,9%, e Ciro tem apenas 2,6%.

 

Milícia em Piri

O cenário nas ruas históricas de Pirenópolis, a 130 km de Goiânia, continua estranho. Ainda se ouvem na madrugada sirenes dos giroglex de motos que circulam as ruas, da turma que anda cobrando de R$ 30 a R$ 60 de moradores e comerciantes por uma suposta segurança – que deveria ser da PM, que mal aparece. O caso já chegou ao governador Ronaldo Caiado (UB), que deu uma bronca no QG. E a Polícia Civil já tem suspeito que comanda o esquema. Seria um jovem empresário de…Brasília.

 

Radiografia do crime

O ex-chefe da Civil do Rio de Janeiro, delegado licenciado Allan Turnowski, que se lançou a deputado federal, tem um estudo inédito sobre feminicídio no Estado. Descobriu que só 18% das vítimas haviam feito algum tipo de registro contra o agressor. Das 82% que nunca fizeram B.O. foi por dependência financeira do parceiro. Ou seja, optaram pelo risco da violência por não ter opção de sobrevivência sem a relação. Para o delegado, falta uma política de auxílio financeiro a potenciais vítimas.

 

ZAP entra na briga

Com o tema “Vamos juntos combater as informações falsas”, o WhatsApp iniciou campanha para dar mais visibilidade às parcerias do aplicativo no combate às notícias falsas. A plataforma tem parcerias estabelecidas com organizações de checagem de fatos e o assistente virtual criado em conjunto com o TSE.

 

ESPLANADEIRA

# Clavis Segurança da Informação ganha pelo 4º ano seguido selo Great Place To Work (Brasil). # Bin, empresa de maquinha de cartão, lança novo programa para franqueados. # Luiz Henrique Cascelli lança dia 18 livro “Pequeno Tratado de Metafísica”, em Brasília. # Farmacêutica Lupin/Medquímica promove dia 6, evento em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, em Juiz de Fora – MG. # SPIC Brasil e a Canadian Solar fecham acordo para construção e operação dos parques solares greenfield Marangatu (PI) e Panati-Sitiá (CE). # Bayard Boiteux e Matheus Oliveira lançam dia 11 livro “Experiências do Rio de Janeiro”, na Sociedade Nacional da Agricultura.