Depois de formalizar um acordo de cooperação mútua com o governador Ratinho Junior, no dia 17 de junho, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, se reuniu neste domingo (20) com o prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro para tratar sobre vários assuntos. Entre eles, a possibilidade de ele apoiar um voo direto entre Foz do Iguaçu e Miami.

Esta é a segunda vez que Chapmann visita Foz do Iguaçu em menos de um mês. Nos dias 27 e 28 de maio, ele esteve na cidade para conhecer as ações ambientais da usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu. Chapman estava acompanhado de um grupo de outros oito embaixadores, que vieram ao município a convite do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira.

Na ocasião, o embaixador dos Estados Unidos se mostrou bastante entusiasmado com o que viu. O prefeito Chico Brasileiro participou de um jantar com o grupo de embaixadores. Na época da visita, Chapman afirmou que o Brasil é um parceiro-chave para construir um futuro sustentável.

Na visita deste domingo, Chico Brasileiro fez votos para que o embaixador dos Estados Unidos guarde boas lembranças de Foz do Iguaçu, não apenas das Cataratas do Iguaçu mas também do acolhimento da população e de toda riqueza da natural local. O prefeito pediu o apoio na divulgação do Parque Nacional do Iguaçu em prol da preservação do bioma, que abriga uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora, algumas em extinção.

Em relação ao voo Foz-Miami-Foz, o prefeito Chico Brasileiro solicitou a Chapman ajuda na promoção do aeroporto local, que recentemente foi ampliado, ao posto de hub internacional de mobilidade aérea e agora pode receber voos de grandes distâncias, como da Europa e América do Norte.