Cotidiano

Castramóvel deve começar a funcionar nos próximos dias em Medianeira

Até o fim da pandemia o Castramóvel vai atender os animais do canil municipal e depois atenderá a comunidade

Castramóvel deve começar a funcionar nos próximos dias em Medianeira

O Castramóvel de Medianeira deve começar a funcionar nos próximos dias no município.

A unidade foi adquirida por R$ 120 mil reais através de emenda parlamentar para realizar o controle populacional de cães e gatos por meio da Secretaria de Saúde.

A unidade móvel deve entrar em funcionamento nos próximos dias, mas como esse é um momento de pandemia, por enquanto o castramóvel ficará a disposição do Canil Municipal fazendo a castração dos animais que estão para adoção.

A estrutura é completa, conta com centro cirúrgico, sala de recuperação e preparo, autoclave, banheiro e frigobar para armazenagem de medicamentos.

A responsável técnica pelo castramóvel é a médica veterinária, Laura Arnt Silva, que explicou que o número de castrações por dia varia de acordo com a quantidade de machos e fêmeas que serão atendidos.

Posteriormente o castramóvel será aberto para a população de baixa de renda (Cadastrados no CadÚnico ou com renda mensal de até 2 salários mínimos) que possui animais para castração. A princípio serão castrados os animais machos, mediante agendamento prévio pelo telefone 3264-8680.

Importância da castração

A castração agrega diversas vantagens, como evitar a reprodução desordenada dos animais e a prevenção à ocorrência de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio.

O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.