Cotidiano

Azul reina em semanas de moda e celebridades e é a cor do make do inverno

RIO – Se você não dá bola ou tem medo de colocar uma sombra azul nos olhos, pense duas vezes. A cor está com tudo nesse inverno: apareceu nos desfiles da semana de alta-costura e em celebridades como a jovem fashionista Willow Smith.

Segundo a maquiadora oficial da Maybelline no Brasil, Juliana Rakoza, a cor é “ousada e super bonita” e pode ser usada nas mais diferentes peles por ter uma gama de tons extensa.

– Nas peles claras, qualquer azul mais aberto ou mais profundo fica bom. Já as meninas de pele morena devem evitar os muito claros, como o azul prateado, e investir em tons mais escuros, como o marinho – diz Juliana, salientando que, para as mulheres de pele negra, se não forem tão fashionistas como Willow, devem manter os tons fechados. – Tudo fica mais destacado na pele negra, então os marinhos ficam melhores.

Para quem não quer usar apenas o azul, a dica é combiná-lo com outras neutras, como preto e marrom.

– O preto pode ser misturado com qualquer tom de sombra que só vai dar profundidade. O marrom também é neutro e combina com todas as cores. Se tiver medo de combinar, pode-se usar com o marrom que fica ótimo. Para o azul, o ideal é um marrom frio.

As menos ousadas, mas que ainda assim querem entrar na moda, podem usar delineador ou lápis azul em volta da raiz dos cílios, em cima e embaixo, ou só na parte superior ou só na parte inferior.

– Depende do que você quer fazer e ousar. Outra dica é aplicar o lápis preto em volta do olho e a sombra azul por cima, vai ficar um azul mais profundo.