Cotidiano

Após cinco meses de atraso, só dois cursos do Pronatec foram abertos

Locais que ofertam a qualificação não têm previsão de novas turmas

Cascavel – Após cinco meses de atraso, apenas dois cursos ofertados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tiveram início em Cascavel. A previsão de início era para março de 2015 e dos locais onde são ofertados, por enquanto, apenas a Faculdade Anhanguera conseguiu realizar a abertura das turmas para o segundo semestre.

“Foi aberta uma turma de Técnico em Segurança do Trabalho e outra de Computação Gráfica”, disse o assistente de atendimento Marcos Paz.

A dificuldade para o preenchimento de vagas está no fato de que, para realizar a inscrição, é necessário ter terminado o ensino médio após 2012.

“Algumas vagas tiveram que ser reabertas, pois algumas pessoas não se encaixavam no requisito”, afirmou.

O Pronatec tem por objetivo oferecer cursos gratuitos a fim de melhorar a capacitação profissional de jovens e adultos. No município, os outros locais que ofertam a qualificação não têm previsão de novas turmas.

“Até o fim do ano nós esperamos que alguns cursos sejam abertos, mas ainda não sabemos quando e quais cursos”, explica o auxiliar administrativo do Senai Cascavel, Frank de Oliveira.

Ele explica que apenas o curso de técnico em vestuário havia sido liberado, mas os pré-requisitos necessários impossibilitaram a abertura da turma.

“Tivemos bastante procura, mas a necessidade de que as pessoas inscritas tivessem terminado o ensino médio após 2012 fez com que só três pessoas ficassem aptas a cursar”. Desta maneira, o curso foi encerrado.

No Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a espera é a mesma.

“Nós esperamos que vagas sejam abertas para cursos técnicos concomitantes, para jovens que estão cursando o Ensino Médio, além de outros dois cursos a distância, ainda a confirmar”, explica a técnica em relação com mercado, Cintia Zanini dos Santos.

Solução

Para possibilitar que novas vagas gratuitas sejam abertas, os centros de educação a capacitação ofertam programas internos para os alunos.

“Nesta semana tiveram início algumas turmas por meio do PSG [Programa Senac de Gratuidade]. Além disso, em alguns cursos montamos salas mistas, nas quais 35 vagas eram pagas e oferecemos dez gratuitas”, explica Cintia. O Senac está localizado na Rua Recife, 2283.

No Senai, três cursos ainda são oferecidos gratuitamente: Instalador Hidráulico e Auxiliar de Marcenaria, para pessoas com Ensino Fundamental completo e que tenham acima de 18 anos. Já o Auxiliar de Confecção, não tem pré-requisito de escolaridade e é destinado para pessoas acima de 16 anos. O Senai fica na rua Dr. Flausino Mendes, 254, no Bairro Maria Luiza.

(Com informações de Nathalia Lehnen)