Thiago Braz estará presente na festa de premiação do ?Melhor atleta do ano? da IAAF (Federação Internacional de Atletismo, em inglês), que acontecerá no dia 2 de dezembro, em Mônaco. Isto porque o campeão olímpico do salto com vara apareceu, nesta quinta-feira, na lista dos 10 finalistas para receber o prêmio.
O Brasil nunca ganhou este prêmio e não aparecia na lista de finalistas desde 1998, quando Ronaldo da Costa estabeleceu o então recorde mundial dos 42,2km ao vencer a Maratona de Berlim com 2h06m05s. Thiago Braz, salto com vara
Todos os adversários de Thiago foram campeões no Rio-2016. São eles: Usain Bolt (JAM); Ashton Eaton (EUA); Mo Farah (GBR); Eliud Kipchoge (QEN); Conselsus Kipruto (QEN); Omar McLeod (JAM); David Rudisha (QEN); Christian Taylor (EUA); e Wayde van Niekerk (AFS).
O favorito é Bolt, que chegou ao tricampeonato olímpico dos 100m, 200m e 4x100m no Engenhão. O jamaicano já levou cinco vezes o prêmio ? inclusive, em 2008 e 2012, que eram também anos olímpicos.
Thiago entrou na lista por derrotar o principal nome da modalidade hoje, o francês Renaud Lavillenie (vencedor do prêmio em 2014), na final, com direito a estabelecer novo recorde olímpico: 6,03m.
Fora os Jogos, Thiago não teve uma temporada de muito destaque e participou apenas de uma etapa da Liga Diamante, terminando em terceiro lugar após abdicar da competição na reta final.
Entre as mulheres, as finalistas são: Almaz Ayana (ETH); Ruth Beitia (ESP),; Vivian Cheruiyot (KEN); Kendra Harrison (EUA); Caterine Ibarguen (COL); Ruth Jebet (BRN); Sandra Perkovic (CRO); Caster Semenya (RSA); Elaine Thompson (JAM); e Anita Wlodarczyk (POL).
Todas foram campeãs no Rio-2016. A única exceção é Kendra Harrison, que não conseguiu a vaga olímpica na seletiva americana, mas bateu o recorde mundial dos 100m com barreiras (12s20) duas semanas antes do início do megaevento.