A Fifa divulgou a lista dos homens e mulheres candidatos a serem eleitos os melhores no mundo do futebol. Os selecionados foram escolhidos através da votação feita por ex-jogadores considerados notáveis pela entidade do futebol. Pelo menos cinco brasileiros integram a lista – os goleiros Alisson e Ederson, os atacantes Neymar, Vinícius Junior e Debinha. A cerimônia de entrega do Prêmio The Best está marcada para dia 27 de fevereiro, em Paris.
No futebol masculino, a lista de 14 nomes tem como principal favorito o argentino Messi, especialmente por seu rendimento na Copa do Mundo. Como a entidade decidiu incluir a Copa do Mundo, o período analisado pelos votantes inclui toda a temporada 2021/22 mais a primeira metade de 2022/23.
O prêmio feminino também será disputado por 14 finalistas, e o Brasil tem uma representante: a atacante Debinha, que acabou de trocar o North Carolina Courage pelo Kansas City Current. A espanhola Alexa Putellas, do Barcelona, é uma das favoritas ao troféu, assim como a inglesa Beth Mead, do Arsenal. A técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, também disputará o prêmio de melhor treinadora.
O prêmio Puskás, dado ao gol mais bonito do período de votação, também tem um representante do Brasil: o atacante Richarlison concorrerá com seu gol diante da Sérvia, na primeira rodada da Copa do Mundo – que foi eleito o golaço do Mundial.
Foto: Thais Magalhães