Nesta temporada não está sendo realizado o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra. A pedido dos pilotos e das equipes, a FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo) criou a categoria Terra no Metropolitano de Velocidade de Curitiba, contendo as divisões Terra Marcas A, Terra Marcas B e Terra Turismo C.
Com cinco etapas já disputadas, os pilotos oriundos da terra são destaques no Metropolitano de Curitiba. Rubens Gatti, presidente da FPrA, diz que os resultados superam todas as expectativas. “A adaptação foi rápida. Todas as etapas contaram com bons grids e já há pilotos buscando novos horizontes para o próximo ano. Muitos planejam disputar o Paranaense de Marcas e alguns podem migrar para categorias nacionais como a Sprint Race e o Brasileiro de Turismo 1.600”, destaca Rubens Gatti.
Com cinco etapas já realizadas, Leonardo Kovalski lidera a categoria Terra Marcas A, com 102 pontos, um a mais do que a dupla Aleksander Versalli/Bernard Favero Chyla, que ocupa a vice-liderança. Na categoria Terra Marcas B, a dupla Marco Mildemberg/Thiago Rubert Brandt ocupa a primeira colocação, com 96 pontos. Sem segundo está Rodrigo Carlos Vieira, com 71 pontos; e em terceiro Emerson Szwed, com 64. Já na categoria Terra Turismo C, a liderança está com a dupla Marcos Tokarski/Marcelo Zen Venâncio, com 81 pontos. Em segundo aparece Claudio Tucholski/Arlei Tucholski, com 63 pontos; e em terceiro Nilton Silva Filho/César Fior, com 56.
A sexta etapa será disputada neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba. A programação será desenvolvida sábado e domingo. A promoção e organização são da FPrA, com o apoio da Pirelli, Bana Pneus, Rodas Scorro, Grupo Taborda e Hotel Slaviero Executive Pinhais.