Esportes

Piloto Luis Salom morre durante treino do GP da Catalunha na Moto2

O piloto espanhol de Moto2 Luis Salom morreu nesta sexta-feira, depois de sofrer um grave acidente nos treinos livres do Grande Prêmio da Catalunha. Salom, de 24 anos, caiu na curva 12 do circuito de Montmeló e permaneceu deitado na pista, ao lado da moto, antes de ser transferido para um hospital, onde faleceu enquanto passava por uma cirurgia.

Por ironia do destino, o piloto foi morto pela própria moto. Na queda, o espanhol escorregou na pista, no rastro da sua Kalex, que bateu em cima do muro de proteção inflável, mas voltou para cima de seu corpo, causando lesões fatais na coluna. Um helicóptero chegou a pousar na pista, mas o piloto da SAG Team foi evacuado de ambulância.

Salom sofreu o acidente quando faltavam 25 minutos para o final dos treinos livres da Moto2. A direção de corrida exibiu a bandeira vermelha e decidiu suspender totalmente a sessão.

O espanhol, que disputava sua oitava temporada como piloto de motovelocidade, venceu nove corridas na sua carreira. Foi vice-campeão de Moto3 em 2012 e ficou em terceiro no ano seguinte.

Natural de Palma de Maiorca, ele ocupava a décima colocação na temporada.

Talento precoce, Salom subiu em uma moto pela primeira vez aos dois anos de idade, competindo pela primeira vez aos oito. A paixão foi transmitida pelo avô, que também foi piloto e tinha uma loja de motos. A última vítima fatal de um acidente numa competição de motovelocidade tinha sido o italiano Marco Simoncelli, que morreu durante o GP da Malásia, em 2011.