Esportes

“Papa títulos”: Pela 4ª vez em 2023, Stein Cascavel solta grito de campeão

“Papa títulos”: Pela 4ª vez em 2023, Stein Cascavel solta grito de campeão

Consolidado como uma das potências do futsal feminino brasileiro, o Stein Cascavel soltou o grito de campeão pela quarta vez em 2023. Depois de vencer a Supercopa, o Torneio Início da Liga Feminina e a Taça Libertadores da América, a equipe conquistou de forma invicta o bicampeonato da Copa Mundo do Futsal, realizada em Paranaguá.

O torneio contou com a participação de 12 times, sendo seis brasileiros e seis estrangeiros, representando os seguintes países: Estados Unidos, Rússia, Austrália, Uruguai, Argentina e Colômbia.

Goleadas

Na primeira fase, o Stein goleou a Faculdade Sogipa por 11 a 0, o Nacional do Uruguai por 8 a 0, e a Juventas da Colômbia pelo placar de 5 a 1. Nas quartas de final, em um jogo mais apertado, as cascavelenses venceram o Rio Branco por 2 a 1. Na semifinal a equipe adversária foi o Normanochka, da Rússia. Em mais uma partida bastante equilibrada, o Stein venceu por 3 a 1, garantindo a vaga na decisão.

Na grande final, o Stein encontrou pela frente a Female, de Chapecó, em uma reedição da decisão do ano passado. No primeiro tempo, as duas equipes se estudaram bastante, até que Flávia fez uma boa jogada individual e abriu o placar para o Stein. Entretanto, minutos depois Vanessa, camisa 3 da Female, empatou o jogo.

Na segunda etapa, os times seguiram em busca do gol do título, mas apesar das chances criadas, o resultado de igualdade se manteve até o apito final. Desta forma, a decisão foi para as cobranças de pênalti. Após 22 arremates, o Stein conseguiu ser mais eficiente e venceu por 7 a 6, conquistando a Copa Mundo do Futsal pelo segundo ano consecutivo.

A goleira Júlia destacou alguns pontos fortes do time, principalmente em momentos decisivos. “A disputa de pênaltis é sempre muito emocionante, ainda mais da maneira que foi, com a Female em vantagem nas cobranças por duas vezes. Para a gente buscar isso é muita resiliência, concentração, sangue frio. Foi um grande espetáculo, uma grande final”, comentou.

Destaques individuais

Além de levantar a taça da competição, o Stein recebeu diversos prêmios individuais. Júlia, com as demais colegas que defendem a meta, recebeu o prêmio de melhor goleira. Luana foi eleita a melhor fixa, Camila a melhor ala direita, Jaque Nunes a melhor pivô e o Márcio Coelho foi escolhido como o melhor técnico do torneio.

Agora, o Stein se prepara para as demais competições no decorrer da temporada. O time vai enfrentar a Female nas quartas de final da Copa do Brasil, além de seguir na disputa da Série Ouro do Campeonato Paranaense, e da Liga Feminina de Futsal.

Foto: Mauricio Moreira