Esportes

Mundial de Endurance terá dois brasileiros

Mundial de Endurance terá dois brasileiros

Estão definidos os conjuntos inscritos para a abertura da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. Ao todo 37 carros, sendo 19 da categoria Hypercars e 18 da estreante LMGT3, serão conduzidos por 111 pilotos. Entre eles, dois brasileiros: o paranaense Augusto Farfus e o carioca Nicolas Costa. Ao volante estarão também alguns ícones do esporte, como o campeão de Fórmula 1 em 2009, Jenson Button, e carismático Valentino Rossi, lenda do motociclismo internacional que fará sua estreia no Mundial dos carros mais cobiçados do mundo.

A lista apresenta pilotos de 29 nacionalidades. Além do Brasil, Argentina e Chile representam a América do Sul. A força do grid pode ser resumida pela quantidade de montadoras envolvidas. Ao todo, 14 fábricas participarão oficialmente do Campeonato, um recorde absoluto na história do automobilismo mundial, o que atesta o sucesso da proposta técnica do torneio: testar na prática e em um ambiente extremo as novas tecnologias da indústria.

A primeira aparição do grid está marcada para os dias 24 e 25 deste mês, quando será realizado o Prólogo, conjunto de testes de preparação e equalização dos equipamentos. A prática acontecerá uma semana antes do início do campeonato, que será aberto com a disputa dos 1.812Km do Qatar, em 1º e 2 de março. Estarão presentes as marcas Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus. Entre os pilotos, além de Rossi e Button, alguns nomes consagrados são os de Nyck de Vries, Sébastien Buemi e Mick Schumacher.

Brasileiros

A nova classe LMGT3 também traz uma constelação de pilotos prontos para a estreia no Qatar. O experiente curitibano Augusto Farfus, de 40 anos, é um dos inscritos pela equipe belga Team WRT a bordo da BMW M4 LMGT3 de numeral #31. O segundo carro do time levará o #46 tradicionalmente utilizado pelo multicampeão de motovelocidade Valentino Rossi.

Já Nicolas Costa, que em 2023 foi campeão brasileiro da Porsche Carrera Cup, foi confirmado como um dos nomes do trio da United Autosports, equipe que pertence ao norte-americano Zak Brown, diretor-executivo da McLaren. O carioca de 32 anos vai acelerar um dos dois McLaren 720S LMGT3 Evo preparados pelo time.

 

Crédito: Divulgação