Esportes

Muguruza faz história e bate Serena em Roland Garros

muguruza.jpgNascida na Venezuela e naturalizada espanhola, Garbiñe Muguruza fez história na manhã deste sábado. Além de conquistar seu primeiro título de Grand Slam, adiou o sonho da americana Serena Williams, que buscava igualar o recorde de Steffi Graf, dona de 22 troféus nos principais torneios do circuito. A vitória da jovem tenista de 22 anos por 2 sets a 0 (7/5 e 6/4), na final de Roland Garros, encerrou um jejum de 18 anos sem conquistas espanholas no torneio francês.
Muguruza disputava sua segunda final de um Grand Slam. No ano passado, perdera em Wimbledon justamente para Serena, também por 2 sets a 0.
Neste sábado, precisou de 1h43m para fechar o jogo. No primeiro set, após ter seu serviço ameaçado, foi a hispano-venezuelana quem conseguiu a primeira quebra, no sexto game, abrindo 4 a 2. Aos poucos, Serena voltou ao jogo, devolveu a quebra e virou o set, chegando à vantagem por 5 a 4. Sob pressão, Muguruza contrariou expectativas: mesmo jovem e menos experiente, conseguiu se agigantar, passou a dominar cada ponto e voltou a quebrar o saque da americana para fazer 6 a 5, antes fechar a parcial com seu serviço.
No segundo set, Muguruza mostrou frieza para comandar o set, após um início em que cada tenista quebrou o saque da rival uma vez. A espanhola conseguiu nova quebra no terceiro game, abriu vantagem e manteve a rédea do jogo até fechar a partida.