Esportes

Marta é indicada ao prêmio da Fifa de melhor jogadora do mundo

Depois de dois anos, a atacante Marta voltará a disputar o prêmio de melhor jogadora do mundo no futebol feminino. A jogadora brasileira foi selecionada entre as três finalistas do prêmo The Best. As finalistas foram conhecidas nesta sexta-feira.

BOLA DE OURO – 04-11

Vão disputar com Marta, a atual vencedora do prêmio, a meia-atacante americana Carli Lloyd, e a meia alemã Melanie Behringer.

A julgar pelos resultados, dessa vez Melanie desponta como favorita. Ela ajudou a seleção alemã a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto deste ano.

Melanie foi artilheira do torneio com cinco gols e marcou gols decisivos na campanha, como o da vitória nas quartas de final, contra a China, e um gol na semifinal contra o Canadá.

Marta é a recordista de conquistas do prêmio da Fifa. Ela ganhou cinco vezes a premiação entre 2006 e 2010.

A brasileira também foi finalista em 2005, 2011, 2012 e 2014, quando ficou em segundo lugar, e em 2013, quando foi a terceira colocada.

OUTROS INDICADOS

Além de Marta, o Brasil terá um representante na final do prêmio Puskas. O meia Marlone, do Corinthians, ficou entre os três finalistas ao gol mais bonito do ano.

MELHORES TÉCNICOS

A Fifa também já divulgou os indicados aos prêmios de melhor treinador do futebol feminino e melhor treinador do futebol masculino. Entre os homens, estão na disputa o italiano Claudio Ranieri, campeão inglês pelo Leicester City, o francês Zinedine Zidane, campeão europeu pelo Real Madrid, e o português Fernando Santos, campeão europeu por Portugal.

Entre as mulheres, estão na disputa as treinadoras da seleção americana Jill Ellis, a alemã Silvia Neid e a sueca Pia Sundhage.