Dias após perder a final da Copa América para o Chile, o futebol argentino sofreu novo revés na noite desta quinta-feira. Em plena Bombonera, em Buenos Aires, o Independiente Del Valle, do Equador, venceu de virada o Boca Juniors, por 3 a 2, e avançou pela primeira vez na história, à final da Libertadores. É a primeira vez desde 1991 que nenhum time da Argentina ou do Brasil disputa a decisão.
Na primeira partida da final, na quarta-feira, o time do Equador recebe o Atlético Nacional. O jogo de volta é no dia 27, em Medellín, na Colômbia.
Nesta quinta, o Boca deu a falsa impressão de que iria reverter os 2 a 1 da partida de ida. No início do jogo, Pavón deixou os argentinos à frente no placar. O time visitante chegou à virada com Caicedo, Cabezas e Julio Angulo (este último contando com uma falha do goleiro Orión). O ex-botafoguense Lodeiro ainda desperdiçou um pênalti para o Boca, antes de Pavón descontar para os argentinos. Era tarde demais. A festa, em plena Bombonera, foi do Del Valle.