De fala tímida e espírito inquieto, Guilherme Augusto de Aquino, o Gui, 14 anos, conta com segurança sua trajetória rumo ao sonho de se tornar atleta da ginástica artística. Incentivado pela imagem emblemática de Arthur Zanetti, um dos campeões mais expressivos da atualidade, o garoto batalhou por uma bolsa para treinar, já que a família não tinha condições de financiar o desejo. Para incentivar Guilherme a seguir em frente, o projeto Heróis do Futuro, da Technos, promoveu o encontro entre fã e ídolo.
Aos 9 anos, Gui assistiu a uma apresentação de Arthur Zanetti pela TV e ficou muito impressionado.
? Foi naquele momento que ele decidiu entrar para a ginástica. A partir dali ele foi atrás do sonho com determinação ? relembra a mãe, Sandra Andreia Conceição de Aquino.
Poucos meses depois, Dario Roberto Pereira, professor de educação física da escola pública onde o garoto estuda, divulgou a possibilidade de uma bolsa. Era a chance que ele precisava.
? O Guilherme sempre foi muito persistente e passou a me pedir em toda aula de Educação Física que o ajudasse ? conta o professor.
Gui treinou intensamente, fez o teste e conseguiu. Hoje, já contabiliza cinco anos de dedicação ao esporte na Academia São José, em São Paulo. Incentivado pela família e pela professora Rita de Cássia Souza, especialista no ensino da ginástica artística, ele vem evoluindo em diversos aspectos, como disciplina, tranquilidade e dedicação à rotina de treinos e aos estudos.
? Meu próximo objetivo é disputar o Campeonato Paulista e tentar uma classificação para o Campeonato Brasileiro ? afirma Guilherme.
Toda essa dedicação ao esporte e veneração ao ídolo o levou ao encontro com Zanetti.
? Não esperava que ele fosse aparecer. Fiquei com o coração disparado. Ele me deu algumas dicas sobre o solo e o salto para eu poder me aprimorar e outros aparelhos que ainda vou aprender. Foi muito legal.
Heróis do Futuro: veja o encontro de Guilherme e ZanettiArthur Zanetti também se emocionou e viu semelhanças entre ele e o fã:
? Eu também sempre contei com o apoio da minha família, passei a ser mais disciplinado e a me dedicar aos estudos por conta do esporte.
Além de dicas para melhorar o desempenho, Zanetti disse para Guilherme trabalhar e seguir seus sonhos. E destacou que, de sua parte, também trabalhará mais para servir de inspiração para meninos como ele.
? Depois das medalhas e dos títulos, o assédio do público aumentou. As pessoas me param, falam comigo. Isso aumenta minha responsabilidade com as novas gerações e meu compromisso com os treinos. Tenho que me dedicar ainda mais ? revela o campeão.
Encontro virou documentário
O registro virou um documentário emocionante, exibido na campanha nacional de lançamento da linha de relógios masculinos da Technos, que presta uma homenagem a grandes nomes do esporte brasileiro.
? Histórias como essa nos motivam a continuar incentivando sonhos. O Guilherme representa muitas crianças espalhadas pelo Brasil que têm garra e vontade. Estar tão próximo do Arthur Zanetti, que conseguiu ser um dos maiores atletas brasileiros da ginástica, é uma boa forma de dizer: continue nesse caminho, você também pode chegar lá ? afirma Érica Pagano, diretora de marketing da marca.
A coleção de relógios masculinos Time de Heróis, que chegou às lojas em maio, homenageia, além de Arthur Zanetti, outros cinco atletas que fizeram história no esporte: Guilherme Paraense (tiro esportivo), Adhemar Ferreira (atletismo), Rogério Sampaio (judô), Giovane Gávio (vôlei) e Marcelo Ferreira (vela).
Veja mais imagens do encontro: